Ribeiro, AndreaOliveira, Daniela2021-09-102021-09-102021http://hdl.handle.net/10284/10197Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em FisioterapiaIntrodução: A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que afeta uma parte significativa da população mundial. A ausência de uma cura torna essencial a procura por técnicas inovadoras e promissoras no controlo dos sintomas. Uma das técnicas que tem vindo a ganhar destaque é a realidade virtual (RV), que permite a criação de um ambiente artificial e a interação do utente com este. Entre os diferentes tipos de RV destaca-se a não-imersiva por ser barata e de simples utilização. Objetivo: Verificar o efeito da realidade virtual não-imersiva no equilíbrio e na marcha dos pacientes com doença de Parkinson. Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi efetuada nas bases de dados PubMed e PEDro e no motor de busca EBSCO. Após a seleção dos estudos, de acordo com o diagrama de PRISMA, foi avaliada a qualidade metodológica dos mesmos através da escala de PEDro. Resultados: Dos 249 artigos encontrados foram incluídos 8 artigos randomizados controlados, na revisão bibliográfica. Conclusão: A realidade virtual não-imersiva parece apresentar efeitos positivos no equilíbrio e na marcha dos portadores de doença de Parkinson. Contudo, ainda não é consensual se esta técnica é mais efetiva do que a Fisioterapia convencional.Introduction: Parkinson’s disease (PD) is a neurodegenerative disease that has direct impact on the world’s population. The absence of a cure urges the need for innovative and promising techniques for symptom control related to the pathology. One of the emergent techniques relies on the use of virtual reality (VR) to create an artificial and interactive environment appliable to the patient. Between the different types of VR, the non-immersive approach stands out for its low cost and easy utilization. Objective: Verify the effect of non-immersive VR on balance and gait of the patient with PD. Methodology: The bibliographic research was done on the data banks PubMed and PEDro and the search engine EBSCO. After the study selection, based on the PRISMA Flow Diagram, the methodologic quality was evaluated with the PEDro scale. Results: Of the 249 articles found, 8 randomized control trials were included in the bibliographic review. Conclusion: Non-immersive VR seemingly has positive effects on balance and gait of Parkinson patients. However, it isn’t consensual if this technique is more effective than conventional physiotherapy.porRealidade virtualParkinsonEquilíbrio e marchaVirtual realityParkinsonBalance and gaitEfeito da realidade virtual no equilíbrio e marcha em pacientes com doença de Parkinson: revisão bibliográficabachelor thesis