Ribeiro, AndreaMendes, Miguel Cruz2023-10-042023-10-042018http://hdl.handle.net/10284/12131Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em FisioterapiaContexto/Objetivo: Esta revisão aborda os conceitos de feedback e aprendizagem motora, tendo como objetivo perceber a efetividade do uso de diversas formas de feedback visual (FV) na simetria corporal em exercícios de agachamento. Metodologia: A pesquisa para a seleção de artigos foi realizada através das bases de dados Pubmed, B-on e Science Direct, com as palavras-chave: “Visual Feedback”; “Squat”. Com as combinações: (Visual feedback AND squat). Critérios de inclusão: estudos randomizados controlados e ensaios clínicos; publicados na língua inglesa, espanhola ou portuguesa; apenas indivíduos saudáveis; idades compreendidas entre os 18-50 anos; feedback visual durante o exercício de squat. Como critérios de exclusão: apenas estudos sobre apenas uma das palavras-chave; parâmetros não relacionados com simetria corporal. Resultados: Foram encontrados 4133 artigos, tendo sido incluídos 6 artigos após a filtragem segundo o método PRISMA flow diagram sendo classificados com uma média de 5.3 segundo a escala de PEDro. Conclusão: O FV pode ser eficaz em diversas formas de apresentação em exercícios de agachamento, tendo melhorado as variáveis de simetria corporal, encontradas nos artigos selecionados.Context/Objective: This review talks about the concepts of feedback and motor learning with the objective to understand the effectivity of the use of visual feedback (VF), in many forms, in the corporal symmetry in squat exercises. Methodology: The research of the study was made using the Pubmed, B-on and Science direct databases, using the keywords “Visual feedback”; “Squat” with the combinations of words: “Visual feedback AND squat”. With the following inclusion criteria: randomized control trials and clinical trials; published in English, Spanish or Portuguese; healthy individuals only; ages comprehended between 18-50 years old; VF during the exercise of squat. Exclusion criteria: Studies that talked only about one of the keywords; non-related parameters about corporal symmetry. Results: Were found 4133 articles, with 6 studies included after the filtration using the PRISMA flow diagram method classified with an average of 5.3 in the PEDro scale. Conclusion: The VF can be effective in different methods in squat exercises, improving the parameters of corporal symmetry, found in the included articles.porFeedback visualAgachamentoAprendizagem motoraVisual feedbackSquatMotor learningEfetividade do uso de feedback visual na simetria corporal em exercícios de agachamentobachelor thesis