Almeida, Mário Vaz2012-12-262012-12-262012Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 85-98.http://hdl.handle.net/10284/3496Neste artigo dedicado à obra de Àngel Quintana, Fábulas de lo visible. El cine como creador de realidades, dissertamos sobre o seu pensamento estético - cinematográfico, nomeadamente, a ideia do acaso como signo do real e a tese sobre a autoconsciência realista que está presente numa certa praxis cinematográfica contemporânea. Fundamentalmente, as considerações tecidas giram em torno da árdua missão que o cinema detém como construtor de realidades e de fábulas. In this article, devoted to the thesis of Angel Quintana ‘Fábulas de lo visible. El cine como creador de realidades’, we analysed his aesthetic thoughts on cinema, namely the idea of hazard as a sign of the real and his thesis on realistic self-consciousness that constitutes the practice of some contemporary film. Fundamentally, it is a tissue of theoretical discussion regarding the role of cinema as a builder of realities and fables.porAutoconsciênciaRealismoAcasoRealCinemaSelf-consciousnessRealismHazardO pensamento estético-cinematográfico em Ángel Quintana a partir da obra Fábulas de lo Visiblejournal article