Pimentão, CristinaSiqueira, Hilze Benigno de Oliveira MouraSouza, Liana Mello da Silva2021-04-122021-04-122021-03-08http://hdl.handle.net/10284/9708Este estudo buscou analisar a pertinência do coaching como ferramenta para uma escolha acadêmica alinhada ao propósito de vida e gestão de carreira dos estudantes dos cursos superiores de uma instituição brasileira de ensino público. Trata-se de uma investigação exploratória, de abordagem qualitativa, com uso da técnica de focus group, mediada por Guião composto por questões semiestruturadas, exploradas em 8 grupos e analisadas pelo método de conteúdo de Minayo (2002). A amostra foi constituída por 40 estudantes, 16 homens e 24 mulheres, de cursos das licenciaturas e tecnológico em alimentos da referida instituição, com idades entre 19 a 50 anos. Os resultados apontaram para cinco categorias temáticas, a saber: 1) critérios e influências na escolha dos cursos; 2) satisfação com o curso; 3) conhecimento sobre coaching e contato com coach ou outra metodologia de orientação profissional; 4) contribuições das ferramentas de coaching para o propósito de vida; 5) necessidades na trajetória para direcionamento para a área de atuação. Desse modo, observou-se que o critério de escolha do curso foi considerado um desafio, influenciado pela imaturidade em torno da tomada de decisão, pela informação obtida sobre o curso e dificuldade de acesso ao ensino superior. A maioria apresentou-se totalmente satisfeitos, com perspectiva de carreira e referiram não conhecer sobre coaching, nem ter contato pessoal com o coach, mas expressaram a necessidade de ajuda ou orientação de um coach ou outro profissional para auxiliá-los nessa trajetória. Em relação à metodologia de coaching, consideraram pertinente para a compreensão dos objetivos/propósito de vida alinhados à carreira. Diante do exposto, os resultados atenderam a todos os objetivos propostos e demonstraram a importância das ferramentas de coaching na perspectiva dos estudantes para a gestão da carreira. Entende-se que este estudo não se esgota aqui, contudo poderá trazer contribuições do coaching de carreira para estudantes. Sugere-se novas investigações voltadas à aplicabilidade de um programa nas instituições de ensino que auxiliem os alunos desde a escolha do curso até a carreira profissional.This study searched to analyze the pertinence of coaching as tool to an academic choice its association to the life goals and career management of the students of the higher education courses of a Brazilian institution of public teaching. It is about an exploratory research of a qualitative approach, with use of technique of Focus Group, mediated by Guião. It is composed of semi-structured questions, explored in eight groups and analyzed by the Minayo´s (2002) content method. The sample was constituted by 40 students, 16 men, 24 women of graduation course and technological development on food of referred institution, between the ages of 19 – 50 years. The results identified five thematic categories, they were: 1) criteria and its influences in the courses choice; 2) satisfaction with the course; 3) knowledge about coaching and contact with the coach or other guidance career methodology; 4) contribution coaching tools to life´s purpose; 5) Needs of a direction of the trajectory in the professional practice area. In this way, it was observed the criterion for choosing the course was considered a challenge, influenced by immaturity around decision-making, for information gathered about the course and difficulty of access to higher education. The most showed up completely satisfied, with career perspective and referred not knowing about coaching, neither to have personal contact with a coach, but expressed a need for help or orientation of a coach or other professional to assist in this trajectory. In relation to methodology of coaching considered relevant to do comprehension of live goals/purpose of live aligned with career. In front of exposed, the results get all the proposed objectives and demonstrated the importance of coaching tools in the students´ perspective for career management. It is understood that this study does not exhaust itself, but can career coaching contributions to students. It is suggested new research turned to applicability of a program in the education institutions that assist the students since the choice of the course from professional career.porEstudantesCoachingGestão de carreiraDesenvolvimento pessoal e profissionalStudentsCoachingCareer managementPersonal and professional developmentO coaching como ferramenta de gestão de carreira: perspectivas de estudantes dos cursos superiores de uma instituição brasileira de ensino públicomaster thesis202972003