Simonson, Michael2012-01-122012-01-122011Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 21-38.1646-4435http://hdl.handle.net/10284/2300A literatura da Educação à Distância indicou claramente que a conceção e organização de um curso em linha são indicadores de eficácia – cursos mal concebidos e mal organizados frequentemente fracassam e cursos bem concebidos e organizados são quase sempre eficazes. Por outras palavras, o aluno de um curso ministrado à distância deve ser capaz de entender rapidamente o âmbito e a sequência dos conteúdos do curso, incluindo as estratégias de avaliação usadas para determinar se os resultados de aprendizagem foram atingidos. Este artigo propõe uma abordagem testada na prática para desenhar e fornecer um curso em linha eficiente, a chamada abordagem UMT, onde U representa a Unidade, M para Módulo, e T para Tópico. Os cursos são desenhados em torno das unidades que estão divididas em módulos e os módulos são divididos ainda em tópicos. Assim, um curso típico pode ter 3 unidades, cada uma com 3 ou 4 módulos, cada módulo pode ter 3 tópicos importantes. Este artigo desenvolve essa abordagem básica de desenho pedagógico e discute estratégias de avaliação e atribuição de tempo do aluno, a fim de produzir o curso em linha perfeitamente desenhado.porTrabalhoDesenho pedagógicoMóduloPesquisaTeoriaUnidadeOrganização de cursos para educação à distância: abordagem UMTjournal article