Marinho, SusanaGomes, AnaVieira, Daniela de OliveiraAntunes, Eva BolleTeixeira, Diana2008-07-072011-10-062008-07-072011-10-062007Revista da Faculdade de Ciências da Saúde. Porto. ISSN 1646-0480. 4 (2007) 268-281.1646-0480http://hdl.handle.net/10284/454São escassos os testes específicos de avaliação das competências básicas, comunicativas, sociais e linguísticas que respondam aos desafios colocados pelas crianças com perturbações do espectro do Autismo (peA), daí a necessidade de apresentar e adaptar guiões para português. este trabalho visa contribuir para a adaptação de instrumentos que possibilitem a definição dos objectivos do plano individual de intervenção terapêutica com esta população. In this article we present an adaptation of instruments to evaluate the abilities of children with Autism Spectrum Disorders (ASD), face to the challenges posed for these children and the lack of specific instruments for their assessment in the portuguese language. the areas include basic, social, communicative and linguistic skills, and the main goal is to consider the children’s diversity when confronted with a variety of stimulus, allowing a typical and idiosyncratic analysis of ASD behaviors. our purpose is to provide a guideline for assessment in order to establish an individualized intervention plan.porPerturbações do Espectro do AutismoCompetências comunicativasInstrumentos de avaliação/intervençãoAutism Spectrum DisordersCommunicative skillsAssessment/intervention guidelinePerturbações do espectro do autismo: avaliação das competências comunicativas, sociais e linguísticasjournal article