Martins, OlindaGouveia, Luis Borges2015-10-222015-10-222015-10Martins, Olinda e Gouveia, Luís Borges - A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superior. CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 12, Évora, Portugal, 2015http://hdl.handle.net/10284/4978A literacia da informação no contexto de Bibliotecas do Ensino Superior é entendida, no sentido que lhe foi dado pela Association of College and Research Libraries - ACRL, como um conjunto de competências necessárias para reconhecer a necessidade de informação, tendo a capacidade de localizar, avaliar, e utilizar de forma eficaz os recursos de informação. A biblioteca deve promover um ambiente de aprendizagem com meios impressos e digitais dotando os indivíduos de competências e desenvolvendo aptidões, promovendo a partilha de informação e tornando-os mais autónomos na construção do seu conhecimento. Qual a contribuição das bibliotecas do ensino superior e dos seus profissionais, neste processo? Estarão os bibliotecários a ser reconhecidos como elemento válido no processo de ensino e aprendizagem? Estas questões foram o ponto de partida para uma reflexão que levou à implementação de um plano de infoliteracia numa instituição de ensino superior.porInforliteraciaNormasConceitos limiaresBibliotecas académicasA promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superiorjournal article