Figueiredo, ElóiCosta, Elioenai de Oliveira2021-05-042021-05-042021-04-09http://hdl.handle.net/10284/9865Este trabalho teve por principal objetivo levantar e analisar os custos associados à manutenção de pontes provisórias de madeira da Rodovia Transamazônica (BR-230), num trecho situado no Estado do Pará, Brasil, e compará-los com os valores necessários para construção das respectivas pontes definitivas de concreto. A análise foi feita em três pontes provisórias, que recentemente foram substituídas por pontes definitivas. Estas pontes provisórias perduraram há quase 50 anos (1971-2019), tendo sido realizadas obras de manutenção, reparo e substituição (total ou parcial), durante todo este período, de uma a quatro vezes por ano. Com este estudo foi possível identificar que os custos estimados, com a manutenção das pontes provisórias de madeira, quase duplicaram em relação ao custo necessário para se construir as pontes definitivas de concreto. Também foram apresentados o modelo estrutural e as principais manifestações patológicas, visando o entendimento de algumas peculiaridades destas pontes provisórias de madeira na Transamazônica, que são extremamente solicitadas, pois esta é a única via de acesso para dezenas de municípios. Para uma melhor compreensão do tema, fez-se também uma breve nota histórica da construção desta rodovia, que é a maior do Brasil, iniciada em 1970, dentro do governo militar. Não foi concluída na sua totalidade, no prazo estipulado de dois anos, e ainda hoje tem trechos em construção, sem pavimentos ou que ainda não foram iniciados. Foi ainda realizada uma abordagem breve sobre a necessidade de acompanhamento de pontes, através dos Sistemas de Gestão de Pontes, comparando a realidade do Brasil com a de outros países do mundo. Adicionalmente, fez-se citação de algumas das principais tragédias com colapso de pontes, que nos motivam a aprofundar o conhecimento sobre o tema e aplicá-lo com maior urgência possível.The main objective of this work was to survey and analyze the costs applied in maintenance of provisional wooden bridges applied on the Transamazônica highway (BR-230), in a stretch located in the State of Pará - Brazil, and to compare them with the values necessary for construction respective definitive concrete bridges. The analysis was carried out on three temporary bridges, which have recently been replaced by permanent bridges. These temporary bridges lasted for almost 50 years (1971-2019), with maintenance, repair and replacement works (total or partial) being carried out, during this entire period, from one to four times a year. With this study, it was possible to identify that the estimated costs with the maintenance of the temporary wooden bridges, were more than double, than was necessary to build the definitive concrete bridges. The structural model and the main pathological manifestations were presented, understanding some peculiarities of these bridges, which are extremely requested, as this is the only access route for dozens of municipalities. Also, for a better understanding of the topic, a brief history of the construction of this highway (BR-230), which is the largest in Brazil, started in 1970, within the military government, was not fully completed within the stipulated period. two years, and still has stretches under construction, stretches without pavements, and others that have not even started. A panoramic approach was also carried out on the need to monitor bridges, using the "Sistema de Gestão de Pontes - SGP", or, in English, BMS - Bridge Management System. Analyzing Brazil in relation to other countries in the world. Also, mentioning some of the main tragedies with the collapse of bridges, which motivate us to deepen the knowledge on the subject, and apply it as urgently as possible.porRodovia Transamazônica (BR-230)Pontes provisóriasManutençãoCustosTransamazônica Highway (BR-230)Provisional bridgesMaintenanceCostsAnálise do custo de prolongamento da vida útil das pontes provisórias de madeira na rodovia transamazônicamaster thesis202975681