Lira, Sérgio2011-01-062011-10-062011-01-062011-10-062004Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 8 (2004) 93-100.0873-819Xhttp://hdl.handle.net/10284/1779Analisam-se as relações entre os museus e os consumos culturais, focando em especial os aspectos milenaristas dessa relação, observáveis nos anos próximos do rodar do milénio. Verifica-se a exploração de estereótipos que os museus levam a cabo na busca dos seus públicos. Analisam-se ainda os consumos, estes materiais, realizados nas lojas dos museus, também sob a luz do milenarismo. Conclui-se que os museus são locais de consumos variados e significativos. In this paper, the relationship between museum and cultural consumption is under analysis. The focus of the text is the millennarism that touched museums practices during the years near the change of the millennium. Another aspect is the quest for new publics, the museums embraced using millennium thematic. On the other hand, the text also analyses the phenomenon “museum store”, to conclude that museums are locii of both cultural and material consumption.porConsumos culturais em finais de milénio: museus e exposiçõesjournal article