Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesRibeiro, Pedro Miguel da Costa2024-05-032024-05-032018-10-12http://hdl.handle.net/10284/12973A família e a escola são os principais contextos de desenvolvimento humano e a sua interação é determinante para a qualidade do ensino e da aprendizagem. De entre as diversas estratégias educativas, a escolha da escola tem merecido uma grande atenção por parte das famílias. Esta investigação traduz-se num estudo empírico que envolveu Encarregados de Educação de alunos matriculados no décimo ano de escolaridade, nas três escolas secundárias da cidade de Viseu (Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato). Através de um inquérito por questionário, aplicado no final do ano letivo 2016-17, foi possível conhecer (i) as fontes de informação a que as famílias recorrem acerca das escolas, para poderem fazer as opções de escolha, (ii) os aspetos que os Encarregados de Educação mais valorizam na seleção da escola, bem como os mais desfavoráveis, (iii) o grau de satisfação das famílias relativamente à qualidade da educação e (iv) as expetativas que têm em termos dos resultados e das competências a atingir pelos educandos no final do ensino secundário. Tendo como principal objetivo compreender as racionalidades que estão na base da seleção da escola por parte dos decisores – normalmente, os Encarregados de Educação – pretendeu-se identificar as causas associadas ao decréscimo do número de alunos na Escola Secundária Viriato e elaborar um projeto de intervenção cuja aplicação possa elevar o grau de satisfação dos Encarregados de Educação relativamente àquele estabelecimento de ensino, tornando-o, também, numa primeira prioridade de escolha para as famílias na sua área de influência. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que os inquiridos usam, principalmente, fontes informais de conhecimento sobre as escolas, como é o caso da sua própria experiência, a opinião de familiares, amigos ou de outros pais. Identificaram-se pontos em comum no processo de seleção da escola, tais como a importância da sua localização e da rede de transportes e as intenções de escolha do grupo de amigos. Já a indisciplina, a falta de cumprimento de regras, o mau ambiente na zona envolvente e a má fama de uma escola são aspetos que podem evitar a escolha da mesma. Um dado que emergiu como significativo foi a possibilidade de existir diferenciação de públicos escolares entre as três escolas secundárias e haver estratégias seletivas de escolha.Family and school are the main contexts of human development and their interaction is determinant for the process of teaching and learning. Amongst the many educational strategies, families have been paying close attention to the choice of a school. This work is the result of a survey to parents/families whose children were enrolled in tenth grade within the three secondary schools in Viseu (Alves Martins, Emídio Navarro and Viriato). Through a questionnaire conducted at the end of the school year 2016-17, it was possible to obtain data such as (i) the sources of information that families use to choose a school, (ii) the aspects that families value the most when selecting a school, as well as the ones that discredit it, (iii) the level of satisfaction towards the quality of education and (iv) their expectations towards results and competences achieved by their children after secondary school. Aiming at understanding the rationale behind the selection of a school by the decision makers – commonly the parents, we intent to identify the causes that led to a decrease of the number of students in Viriato Secondary School and elaborate an educational plan that when put into practice can lead to a greater level of satisfaction of the families towards that school and, therefore, making it a first option for families in that area. The results obtained revealed that the families surveyed use, mainly, informal sources on a school, like their own experience, the opinion of relatives, of friends and of other parents. Common features were recognized in the choice of a school, such as the location, the public transport system, and the choice of their friends or classmates. On the contrary, misbehaviour, lack of rules, bad environment of school surroundings and bad reputation are aspects that impede the choice of a school. Data also revealed that there may be a differentiation of students between the three schools and selective strategies for this choice.porRelação escola-famíliaEnvolvimento parentalSeleção da escolaProjeto de intervençãoSchool-family relationshipParental engagementSchool choiceEducational planA escolha de uma escola secundária: fatores que condicionam a tomada de decisão pelas famíliasmaster thesis203594568