Gaio, SofiaMaes, Kátia Rossi2018-11-072018-11-072018-11-05http://hdl.handle.net/10284/6992O mundo vem passando por um processo de evolução e inovação constante, onde as empresas buscam cada vez mais processos, pessoas e tecnologia para que possam ter uma base de gestão eficaz. Processos que dependem de departamentos distintos, equipes integradas atuando em projetos comuns, equipes atuando em diversas bases globais bem como a busca constante por agilidade para otimização dos processos, porém, tudo depende de parceiros, pessoas que muitas vezes não fazem parte do ambiente de trabalho, não possuem vínculo empregatício com a empresa, porém, são determinantes para a sustentação de todo este universo. Todas estas pessoas que trabalham de forma individual e que no coletivo fazem acontecer são chamados de stakeholders, e são estes stakeholders que mantém todo este sistema em funcionamento. As empresas precisam de colaboradores para produzir, do governo para gerir, da comunidade para se sustentar e de investidores que possam investir nestas empresas. E para manter todo este universo em funcionamento são necessárias pessoas que possuem habilidades em comunicação para manter este sistema conectado, informado e acima de tudo em sinergia. A comunicação num ambiente organizacional ou em qualquer outro universo é peça fundamental para manter a harmonia e organização. A comunicação é necessária para todos os indivíduos, pois é através dela que o conhecimento pode ser adquirido, e repassado, podemos ter livre acesso a expressão, oportunidade de aprender, ensinar, desenvolver e isso reflete principalmente, no âmbito organizacional. E por existir este universo chamado stakeholders e o fato da comunicação ser papel coadjuvante neste processo foi onde este estudo se baseou, através de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva coletada através de entrevistas realizada junto aos responsáveis por esta comunicação entre empresa e stakeholders das dez maiores indústrias têxteis do Sul do Brasil evidenciadas pela Revista Amanhã. As revisões teóricas possibilitaram a fundamentação deste trabalho e nortearam o estudo para que fosse possível alcançar os objetivos propostos nesta dissertação. Este trabalho buscou trazer a realidade das maiores indústrias têxteis do Sul do Brasil na relação com seus stakeholders e nos mostrou a riqueza deste universo e o quão distinto são as áreas que possuem a responsabilidade de conectar todos estes públicos.The world has been going through a process of constant innovation and evolution, where companies increasingly seek new processes, people and technology to obtain an effective management base; processes which depend on different departments, integrated teams acting on common projects, teams acting in several world bases, as well as on the constant search for agility to optimize processes. However, everything depends on partners, people who most often do not belong to the work environment, people who, in most cases, do not have any employment bond with the company, but, even so, are determinant to support this entire universe. All these people working individually and who, in the collective, make things happen are called stakeholders, and these stakeholders are the ones who keep that system working. Companies need the employees to produce, the government to manage, the community to support them and the investors to invest in them. To maintain this whole universe at work people with communication skills are needed to keep this system connected, informed and most importantly in synergy. Communication in an organization or in any other environment is a fundamental part to preserve the harmony and organization. Communication is extremely necessary for everyone, for it is through it that one will acquire and forward knowledge, that one can have access to expression, opportunity to learn, to teach and to develop; this reflects mainly in the organization area. The existence of such stakeholders and the fact that communication plays a supporting role in that process constitute the base of this study, through qualitative exploratory and descriptive research, collected through interviews of the people in charge of the communication between company and stakeholders of the ten biggest textile companies in southern Brazil as reported by the magazine Amanhã. Theoretical reviews have permitted the rationale for this work and guided this study to reach this dissertation proposed objectives. This research aimed at revealing the reality of the biggest textile companies in southern Brazil regarding their relation with their stakeholders and at showing us how rich this universe is, how different the areas responsible for connecting all these groups are.porStakeholdersComunicaçãoIndústria têxtilOrganizaçãoStakeholdersCommunicationTextile industryOrganizationA gestão das relações com os stakeholders: um estudo das 10 maiores indústrias têxteis do Sul do Brasilmaster thesis