Teixeira, ZéliaSilva, Gizeli Aparecida Martins Alves da2018-11-122021-11-092018-07-19http://hdl.handle.net/10284/7009A extensão universitária compreendida como prática acadêmica que une as instituições universitárias em seus segmentos de ensino e pesquisa para a promoção do elo entre universidade e sociedade, possibilita uma formação voltada para a cidadania por trazer a luz situações tanto positivas quanto negativas que emergem nessa comunidade em ralação ao seu contexto social. Esta interação social ainda pode corroborar na formação de experiências no âmbito da cidadania e para o mundo do trabalho. A integração da universidade com a sociedade proporciona experiências que promovem um desenvolvimento amplo na formação de competências. Constrói assim um meio efetivo de produção de conhecimento de forma acessível e democrática na utilização de uma área de conhecimento, deste modo é demonstrado sua representatividade social e utilitária para a sociedade. E também apresenta as necessidades emergenciais de pesquisa e desenvolvimento desta área, perante os desafios encontrados nas demandas localizadas na sociedade. A interação dos eixos de ensino, pesquisa e extensão universitária formam um tripé no qual é articulador das ações educacionais no ensino superior, proporcionando situações reais de aprendizado, nas quais torna-se possível interagir uma gama de conhecimentos científicos e popular. A práxis didática curricular no desenvolvimento de competências é precursora no sentido de trazer significado ao processo de ensino aprendizagem. Desta forma as aplicações dos conteúdos do currículo buscam se aproximar da realidade tanto do discente como da aplicação do conhecimento. Neste objetivo, a práxis didática curricular no desenvolvimento de competências tem fatores apresenta efeitos positivos na promoção da extensão universitária.A extensão universitária compreendida como prática acadêmica que une as instituições universitárias em seus segmentos de ensino e pesquisa para a promoção do elo entre universidade e sociedade, possibilita uma formação voltada para a cidadania por trazer a luz situações tanto positivas quanto negativas que emergem nessa comunidade em ralação ao seu contexto social. Esta interação social ainda pode corroborar na formação de experiências no âmbito da cidadania e para o mundo do trabalho. A integração da universidade com a sociedade proporciona experiências que promovem um desenvolvimento amplo na formação de competências. Constrói assim um meio efetivo de produção de conhecimento de forma acessível e democrática na utilização de uma área de conhecimento, deste modo é demonstrado sua representatividade social e utilitária para a sociedade. E também apresenta as necessidades emergenciais de pesquisa e desenvolvimento desta área, perante os desafios encontrados nas demandas localizadas na sociedade. A interação dos eixos de ensino, pesquisa e extensão universitária formam um tripé no qual é articulador das ações educacionais no ensino superior, proporcionando situações reais de aprendizado, nas quais torna-se possível interagir uma gama de conhecimentos científicos e popular. A práxis didática curricular no desenvolvimento de competências é precursora no sentido de trazer significado ao processo de ensino aprendizagem. Desta forma as aplicações dos conteúdos do currículo buscam se aproximar da realidade tanto do discente como da aplicação do conhecimento. Neste objetivo, a práxis didática curricular no desenvolvimento de competências tem fatores apresenta efeitos positivos na promoção da extensão universitária.porExtensãoDesenvolvimento de competênciasCidadaniaMundo do trabalhoExtensionDevelopment of competencesCitizenshipWorld of workExtensão em foco: a extensão universitária sob a ótica do desenvolvimento de competênciasmaster thesis