Torres, RuiSantos e Silva, Débora Cristina2012-02-222012-02-222010Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 240-251.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/2824Um dos contributos mais significativos do experimentalismo literário português do século XX foi a atitude auto-reflexiva do fazer poético. Na esteira de outros precursores, muitos poetas se ocuparam de traçar as bases teóricas das suas concepções estéticas. é este o caso de Salette Tavares, cuja actividade intelectual, intensa e dinâmica, premiou o acervo da literatura experimental portuguesa com textos teóricos relevantes. Neste artigo, apresentamos as considerações da autora a respeito da aplicação da teoria da informação à percepção estética, de Abraham Moles, num momento em que se debruçava sobre o seu próprio processo de criação e comunicação literária. One of the most significant contributions of the literary experimentalism of the twentieth century was the self-reflexive stance of the poetical creation. In the wake of other precursors, many poets have addressed the theoretical basis of their creative work. That is the case of Salette Tavares, whose intense and dynamic intellectual activity has granted the collection of experimental Portuguese literature with relevant theoretical texts. In this essay, the author’s considerations about Abraham Moles’ application of information theory to aesthetic perception is presented, at a time in which she was reflecting about her own creative and communicational literary processes.porLiteratura ExperimentalTeoria da InformaçãoComunicação LiteráriaExperimental LiteratureInformation TheoryLiterary CommunicationTeoria da informação e concepção poética em Salette Tavaresjournal article