Simões, ElsaCunha, Yasmim Lyra da Costa e2024-09-122024-09-122024http://hdl.handle.net/10284/13183Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da ComunicaçãoO projeto de graduação investiga a evolução temporal da representação visual da mulher em anúncios de cerveja, ao analisar a mudança dos estereótipos da década de 1980 a 2020 conforme as mudanças socioculturais. A relevância desta análise, que combina as componentes teórica e prática, para o campo da publicidade está no seu contributo para uma melhor compreensão sobre a utilização de estereótipos nas mensagens publicitárias através dos resultados do corpus analisado. O objetivo do projeto é verificar a evolução dos estereótipos de género nos anúncios de cerveja através das estratégias visuais utilizadas na criação da imagem da mulher. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de análise de discurso publicitário em cinco anúncios entre os anos 1980 e 2020 de diferentes marcas de cerveja para analisar elementos subtis como posturas, olhares, relações de domínio e submissão e nudez na representação visual da mulher. Os resultados da análise confirmaram a hipótese proposta de que os anúncios de cerveja acompanham as evoluções socioculturais ao criar progressivamente estereótipos menos objetificados e sexualizados na representação visual da mulher. Desta forma, os resultados sugerem uma postura consciente em crescimento da publicidade na década de 2020 ao corrigir os seus estereótipos e apelar à igualdade de género no conteúdo publicitário.This graduation project investigates the temporal evolution of the visual representation of women in beer ads, analyzing the change of stereotypes from the 1980s to 2020 as socio-cultural changes. The relevance of theoretical and practical analysis for the field of advertising lies in the ability to provide a clear and verifiable understanding of the creation of stereotypes in advertising messages through the results of the corpus analyzed. The objective of the project is to verify the evolution of gender stereotypes in beer ads through the visual strategies used in the creation of the image of women. To achieve this goal, a qualitative research of advertising discourse analysis was carried out in five advertisements between the years 1980 and 2020 of different beer brands to analyze subtle elements such as postures, relations of domination and submission and nudity in the visual representation of the woman. The results of the analysis confirmed the proposed hypothesis that beer ads accompany sociocultural evolutions by progressively creating less objectified and sexualized stereotypes in the visual representation of women. In this way, the results suggest a growing conscious stance of advertising in the 2020s by correcting their stereotypes and calling for gender equality in advertising content.porPublicidadeEstereótipos de géneroRepresentação da mulherAnúnciosCervejaCulturaAdvertisingGender stereotypesRepresentation of womenAdsBeerCultureA evolução temporal da representação da mulher na publicidade: análise de anúncios de cervejabachelor thesis