Soigné, ChristelleGouveia, Luis Borges2012-01-132012-01-132010Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 7 (2010) 92-103.1646-0499http://hdl.handle.net/10284/2335No âmbito do trabalho de dissertação realizado para o Mestrado em Gestão da Informação, Universidade de Aveiro, foi aplicado um inquérito, tanto aos docentes como aos alunos da Universidade Fernando Pessoa, no mês de Outubro de 2008, para avaliar o uso da plataforma de e-learning. Os resultados deste estudo são apresentados de forma sucinta. Da análise de resultados foi possível concluir que os utilizadores estão disponíveis e sentem-se confiantes para o uso das plataformas de e-learning achando importante o recurso a estas práticas como complemento ao ensino tradicional. In the context of an Information Management Masters degree research, a study was conducted about the use of an e-learning platform in a higher education institution. For the study an inquiry was applied both to teachers and students from University Fernando Pessoa, in October of 2008. The inquiry main goal was to analyze the university usage of an e-learning platform. The results are presented and we were able to verify that the major university population (teachers and students) are available and feel motivated to use this kind of platforms as a way of improving and complementing the traditional teaching methods.porEnsino SuperiorEnsino tradicionalPlataformas digitaisE-learningSakaiHigher EducationPresential teachingDigital platformsUniversidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFPjournal article