Marinho, Maria de Fátima2012-02-172012-02-172010Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 92-100.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/2804No presente ensaio, pretende-se analisar em que medida o texto de Cesariny “a edgar allan poe,” incluído em Pena Capital, se apresenta como uma paródia de vários contos do autor de “The Assignation”. Oscilando entre a atracção pelo imaginário de Poe, repleto de pequenos detalhes que agradam aos surrealistas, e a repulsa por um universo que aposta na dedução e na história logicamente construída, mesmo se essa construção obedece frequentemente a um cânone que se afasta do realista, Cesariny escreve um poema que retoma frases, personagens, situações, de contos do escritor americano, numa espécie de homenagem subversiva ou de paródia irónica. The objective of this essay is to discuss to what extent Cesariny’s text “a edgar allan poe,” from his work Pena Capital, can be regarded as a parody of various short stories by the author of The Assignation. Showing both his fascination for Poe’s imaginary world, full of surrealist details, and his repulsion towards a universe based on strict deduction and on a logically constructed story (even when this logical construction does not follow the canon of realism), Cesariny writes a poem where sentences, characters, and situations drawn from the American author’s short stories give rise to a sort of subversive homage or ironic parody.porSurrealismoNonsenseRomance góticoHorrívelSurrealismGothic novelHorribleOs surrealistas e Edgar Allan Poe: atracção/repulsa fataljournal article