Gouveia, Luis BorgesReis, PedroLopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira2020-07-012020-07-012020-03-13http://hdl.handle.net/10284/8690O início da década de 1990 é marcado pelo surgimento de uma profunda mudança, a criação de um ponto de inflexão na relação das pessoas com a informação e a tecnologia digital, que impulsionado fortemente pela disponibilização e crescimento exponencial da Internet democratizou o acesso à informação e ao conhecimento, transformando a forma de relacionamento das pessoas em todos os setores da sociedade. O sistema de ensino em todos os níveis, especialmente no Ensino Superior, passa a ser submetido a novos paradigmas, observando seus modelos educacionais sendo colocados em questão, seja pela tecnologia digital e os consequentes recursos advindos desta, como por um novo público estudantil que se apresenta com um comportamento modificado, oriundo de uma sociedade conectada em rede, submetida e tendo acesso a uma enorme quantidade de informações em curto espaço de tempo. Instituições de Ensino, docentes e discentes precisam de se adaptar, encontrar novos caminhos na sua relação com a sala de aula, que foi modificada estando muito além do espaço temporal e físico escolar. Os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem, agora tem que conviver com as tecnologias digitais, o que vem ocasionando com o passar do tempo, o surgimento de metodologias de ensino alinhadas com as tecnologias, apresentadas sob variadas denominações, como: e-learning, EaD, b-learning ou ensino híbrido, m-learning, etc. VII O presente estudo tem por objetivo analisar e realizar uma reflexão crítica e embasada cientificamente, sobre as potencialidades e os desafios de uma das variantes metodológicas do ensino b-learning conhecida como “sala de aula invertida” (em inglês flipped classroom). Para tal, além do estudo da bibliografia científica, foi realizado um processo de Investigação-Ação com os discentes de duas Instituições de Ensino Superior de Portugal, sendo os discentes submetidos a aulas experimentais em contexto de sala de aula invertida e a coleta de dados realizada através de grelhas de observação e inquéritos por questionário. Os dados e as consequentes informações obtidas pela análise dos resultados da investigação possibilitou o desenvolvimento de uma proposta metodológica no contexto da sala de aula invertida, para a implementação no âmbito do Ensino Superior, denominada “Matriz de Ciclo de Aula Invertida no Ensino Superior” ou simplesmente “MaCAIES”, que é apresentado como um dos contributos deste estudo, além de todos os dados obtidos e análises realizadas.The beginning of the 1990s is marked by the emergence of a profound change, the creation of a turning point in people's relationship with information and digital technology, which driven strongly by the availability and Internet’ exponential growth, democratized access to information and knowledge, all those transforming the way people relate in every sector of society. The education system at all levels, especially in Higher Education, is now subjected to new paradigms, observing its educational models being put in question, either by digital technology and the consequent resources arising from it, as by a new student audience with a modified behavior, coming from a networked society, submitted and having access to a huge amount of information in a short time. Educational institutions, teachers and students need to adapt, find new ways in their relationship with the classroom, which has been modified far beyond the temporal and physical space of the school. Those involved with the teaching and learning process, now have to live with digital technologies, which has caused over time, the emergence of technology-aligned teaching methodologies, presented under various names, such as: e-learning, b-learning or hybrid teaching, m-learning, among others. IX This study aims to analyze and conduct a critical and scientifically based reflection on the potentialities and challenges of one of the methodological variants of b-learning known as the “flipped classroom”. To this end, in addition to the study of the scientific bibliography, an Action-Research process was conducted with students from two Higher Education Institutions in Portugal, with students undergoing experimental classes in an inverted classroom context and data collection through observation grids and surveys. The data and the consequent information obtained through the analysis of the research results, enabled the development of a methodological proposal in the context of the inverted classroom, for implementation in the Higher Education, called “Inverted Class Cycle Matrix in Higher Education”, which is presented as one of the contributions of this study, in addition to all the data obtained and analyzes performed.Le début des années 90 est marqué par l’émergence d’un changement profond, la création d’un tournant dans la relation des individus avec l’information et le numérique, fortement influencé par la disponibilité et la croissance exponentielle d’Internet, un accès démocratisé à l’information et la connaissance, transformant les relations entre les personnes dans tous les secteurs de la société. Le système éducatif à tous les niveaux, en particulier dans l'enseignement supérieur, est maintenant soumis à de nouveaux paradigmes, ses modèles éducatifs étant remis en question, que ce soit par le numérique et les ressources qui en découlent, ainsi que par un nouveau public d'étudiants avec un comportement modifié, provenant d'une société en réseau, soumise et ayant accès à une énorme quantité d'informations en peu de temps. Les établissements d’enseignement, les enseignants et les élèves doivent s’adapter et trouver de nouvelles façons de relier à la salle de classe, qui a été modifiée bien au-delà de l’espace physique et temporel de l’école. Les personnes impliquées dans le processus d'enseignement et d'apprentissage doivent maintenant vivre avec les technologies numériques, ce qui a entraîné au fil du temps l'émergence de méthodologies d'enseignement alignées sur les technologies, présentées sous différents noms, tels que: e-learning, b-learning, m-learning ou enseignement hybride, m-learning, parmi d’autres. Cette étude a pour objectif d’analyser et de mener une réflexion critique et scientifique sur les potentialités et les défis de l’une des variantes méthodologiques du b-learning, la XI «classe inversée». À cette fin, outre l’étude de la bibliographie scientifique, un processus de recherche-action a été mené avec des étudiants de deux établissements d’enseignement supérieur au Portugal, des étudiants faisant des cours expérimentaux dans un contexte de classe inversée et une collecte de données par des grilles d’observation et des enquêtes par questionnaire. Les données et les informations résultantes obtenues grâce à l'analyse des résultats de la recherche ont permis de développer une proposition méthodologique dans le contexte de la salle de classe inversée, pour la mise en oeuvre dans l'enseignement supérieur, intitulée «Matrice de cycle de classe inversée dans l'enseignement supérieur», présenté comme l'une des contributions de cette étude, en plus de toutes les données obtenues et des analyses effectuées.porEnsino SuperiorModelos de ensinoEnsino híbridoSala de aula invertidaProposta metodológicaHigher EducationTeaching modelsB-learningFlipped classroomMethodological proposalEnseignement supérieurModèles d'enseignementB-learningClasse inverséeProposition méthodologiqueA proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino Superiordoctoral thesis101500769