Barros, CarlaAlmeida, Sofia Azevedo2025-10-132025-10-132025http://hdl.handle.net/10284/14660Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Empresariais.A vida universitária, embora repleta de oportunidades, crescimento é frequentemente marcada por pressões intensas que podem afetar profundamente a saúde mental dos estudantes. Este cenário é particularmente visível entre alunos da Licenciatura de Ciências Empresariais, que lidam diariamente com a pressão constante de alcançar resultados positivos, desenvolver competências práticas e teóricas, e preparar-se para um mercado de trabalho extremamente competitivo. No âmbito desta licenciatura, a necessidade por um bom desempenho académico soma-se à necessidade de obter experiências extracurriculares, estágios e certificações adicionais, elementos considerados distintos no mundo empresarial. Essa junção de responsabilidades aumenta a probabilidade de surgirem problemas psicológicos, como o Burnout, que prejudicam não apenas o bem-estar mental, mas também a capacidade de concentração, produtividade e desempenho académico. A transição para a vida universitária envolve mudanças intensas, como o afastamento da família, o aumento das responsabilidades financeiras e académicas, além de incertezas sobre o futuro profissional. Esses elementos contribuem para o aumento de transtornos emocionais, onde há frequentemente uma grande pressão relacionada com o sucesso académico e as expectativas de carreira. No caso das Ciências Empresariais, essa preocupação é reforçada pelas elevadas expectativas de sucesso e de oportunidades de emprego na área, fatores que habitualmente resultam em sobrecarga emocional. Existem estudos publicados que têm como objetivo compreender melhor o problema, identificar as suas causas, efeitos e apresentar estratégias eficazes para a sua prevenção. É fundamental promover a sensibilização sobre a saúde mental no meio universitário, oferecer apoio psicológico acessível, incentivando os estudantes a procurarem ajuda sem medo ou vergonha. Cuidar da saúde mental é essencial para uma vida académica saudável e sustentável. Foi também realizada a análise de um estudo prático com o objetivo de verificar, compreender e refletir sobre a presença do Burnout em Estudantes do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um questionário, cujos resultados serão posteriormente analisados e interpretados. O estudo prático aponta que os estudantes universitários, sobretudo mulheres que estão em Licenciatura, apresentam sintomas frequentes de burnout, como dificuldades de concentração, sobrecarga mental e instabilidade emocional. Estes resultados revelam vulnerabilidade e sublinham a urgência de medidas institucionais de apoio à saúde mental e promoção de um ambiente académico mais saudável.University life, although full of opportunities and growth, is frequently marked by intense pressures that can deeply affect students’ mental health. This scenario is particularly evident among students enrolled in the Bachelor’s Degree in Business Studies, who face daily pressures to achieve positive results, develop both practical and theoretical skills, and prepare for an extremely competitive job market. Within this degree program, the demand for strong academic performance is compounded by the need to gain extracurricular experiences, internships, and additional certifications, elements considered distinctive in the business world. This combination of responsibilities increases the likelihood of psychological issues, such as Burnout, which negatively affect not only mental well-being but also concentration, productivity, and academic performance. The transition to university life involves significant changes, such as separation from family, increased financial and academic responsibilities, and uncertainties about future professional prospects. These factors contribute to a rise in emotional disorders, often linked to high pressure regarding academic success and career expectations. In the contexto of Business Studies, this concern is intensified by elevated expectations of success and employability in the field, factors that frequently lead to emotional overload. Published studies aim to better understand this problem, identify its causes and effects, and propose effective prevention strategies. It is essential to raise awareness of mental health within the university environment, provide accessible psychological support, and encourage students to seek help without fear or shame. Maintaining mental health is crucial for a healthy and sustainable academic life. A practical study was also conducted to examine, understand, and reflect on the presence of Burnout among higher education students. For this purpose, a questionnaire was applied, the results of which will be subsequently analyzed and interpreted. The practical study indicates that university students, especially women pursuing their undergraduate degree frequently exhibit symptoms of burnout, such as difficulties in concentration, mental overload, and emotional instability. These findings reveal vulnerability and underscore the urgent need for institutional measures to support mental health and promote a healthier academic environment.porBurnout nos estudantes universitáriosbachelor thesis