Mesquita, FranciscoSilva, Beatriz Oliveira Soares2025-11-032025-11-032025http://hdl.handle.net/10284/14728Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação.O presente projeto de graduação analisa o papel da identidade de marca nas interfaces digitais, com o presente foco na simbologia visual e na coesão gráfica como ferramentas de construção da narrativa. Através de elementos da comunicação visual e da semiótica, exploramos como os signos, os ícones e os códigos visuais em conjunto operam de forma estratégica na orientação da perceção e experiência do utilizador. Através da análise comparativa entre as marcas de teor tecnológico, Apple e Samsung, evidenciam-se duas abordagens distintas no que diz respeito à identidade digital: uma mais sensorial e simbólica, outra mais funcional e versátil. Nesta pesquisa concluímos que a coerência visual e o alinhamento simbólico contribuem para fortalecer a identidade de marca, potenciar a interação digital e gerar vínculos emocionais com o público.porIdentidade-visualSimbologiaCoesão visualNarrativa digitalIdentidade de marca: simbologia e coesão visual como elementos de narrativa nas interfaces digitaisbachelor thesis