Gouveia, Luis BorgesToldy, Teresa MartinhoAraújo, Paulo Sérgio2023-09-122023-09-122022-12-12http://hdl.handle.net/10284/12012Esta investigação tem como objectivo, verificar se a proposta de um modelo de construção colaborativa e participada propiciou o desenvolvimento de uma plataforma digital, com o apoio dos profissionais que atuam com os alunos da Educação Especial no Município de Betim – Brasil. Para a efetivação do estudo foi realizada, por meio da fundamentação teórica, uma genealogia do conceito de sistema. Com isso, identificou-se a ideia de interdependência e intercomplementaridade, considerados como fatores preponderantes para a existência de um sistema. Constatou-se que no contexto da engenharia de software e dos sistemas de informação, estes elementos são identificados nas aplicações técnicas no desenvolvimento de software e pouco explorados nas relações intersubjetivas com os usuários de base. A aplicação do conceito de esfera pública, como espaço de participação direta e colaborativa, indica um ideário filosófico que sugere a retomada da ideia original do conceito de sistema, aplicada à relação entre a equipa desenvolvedora e os usuários, a mitigar perspetivas positivistas que possam ser constituidas nessa relação, de modo a garantir um SI construído com a participação dos usuários. Para isso, o tipo de sistema utilizado, que sugere a participação, mais efetiva dos usuários foi o sociotécnico. Tecnologia (Hardware e Software), a Organização (Secretaria de Educação) e as Pessoas (Usuários/Educadores), constituem as condições de possibilidade para a existência da proposta de um modelo para a construção colaborativa do SI, que visa a gestão da informação de alunos com deficiência. O modelo está baseado em quatro conceitos referenciais, oriundos da filosofia e sociologia, e aplicados por meio de uma metodologia de pesquisa-ação. Assim, a investigação empírica foi realizada com recurso à três questionários, com cada um a operacionalizar os conceitos referenciais. Desta forma, foram recolhidas informações dos usuários, no primeiro questionário, sob a perspetiva interpretativa da subjetivação. Os conteúdos foram transpostos no modelo Web objetivação, em seguida, a intersubjetivação, com interações em grupos presenciais e no formato online, pelo segundo questionário. Em seguida, os usuários interagiram dando sugestões e validando a plataforma – terceiro questionário, a partir do conceito de interconectividade. Os resultados obtidos, atestados pelos usuários, na sua maioria os de base, foi a validação da importância da sua colaboração e participação. O modelo de construção de um sistema de informação em conjunto com a equipa desenvolvedora, foi intitulado modelo Z. Esta investigação sugere a importância de se pensar os ideários filosóficos que sustentam as visões de mundo, na construção de plataformas digitais e na transformação do contexto das relações, cuja exploração do digital precisa de contar com a construção de relações interpessoais, mais interdependentes e de intercomplementaridade, cuja participação em condições simétricas entre os usuários e equipa desenvolvedora, mostram-se como condições fundamentais, em construções colaborativas de SI e, com isso, mais sustentáveis e capazes de representar às necessidades dos seus usuários.This investigation aims to verify if the proposal of a collaborative and participative construction model allows for the development of a digital platform, together with professionals who work with Special Education students in the city of Betim – Brazil. To support the study, a genealogy of the system concept was followed to support the theoretical foundation. Thus, the idea of interdependence and intercomplementarity was identified, as key factors for the existence of a system. It was found that in the references of software engineering and information systems, these elements are identified in technical applications in software development although they are little explored in intersubjective relationships with basic users. The application of the concept of the public sphere, as a space for direct and collaborative participation, indicates a philosophical idea that suggests the resumption of the original idea of the system concept, applied to the relationship between the developer team and users, to mitigate positivist perspectives that may be constituted in this relationship, in order to guarantee an IS built with the participation of users. For this, the type of system used, which suggests participation, more effective than that of users, was the socio–technical one. Technology (Hardware and Software), the Organization (Department of Education) and People (Users/Educators) constitute the conditions of possibility for the existence of the proposed model for the IS collaborative construction, which aims to manage information from students with disabilities. The model is based on four referential concepts, derived from philosophy and sociology, and applied through an action-research methodology. Thus, the empirical investigation was carried out through three questionnaires, each of which operationalized the referential concepts. In this way, information was collected from users, in the first questionnaire, under the interpretative perspective of subjectivation. The contents were transposed into the objectification Web model, followed by intersubjectivation, with interactions in face–to–face groups and online format, according to a questionnaire. Then, users interacted by giving suggestions and validating the platform, third questionnaire, based on the concept of interconnectivity. The results obtained, attested by the users, were the validation of the importance of their collaboration and participation, from this model of construction of an information system with the development team, called model Z. This investigation suggests the emphasis on the importance of thinking about the philosophical ideas that support worldviews, in the construction of digital platforms and in the transformation of the context of relationships, whose exploration of the digital needs to rely on the construction of interpersonal, more interdependent and inter–complementary relationships, whose participation in symmetrical conditions between users and the development team, are shown as fundamental conditions, in collaborative IS constructions and, therefore, more sustainable in representing information user needs.Cette recherche a pour but de vérifier si la proposition d’un modèle de construction collaborative et participative a permis le développement d’une plateforme digitale, et ce avec l’appui de professionnels de l’Éducation destinée aux élèves présentant un handicap, dans la municipalité de Betim au Brésil. Pour effectuer cette étude, on a établi une généalogie du concept de système, grâce à une fondamentation théorique. C’est ainsi qu’ont été identifiées les idées d’interdépendance et d’intercomplémentarité, considérées comme des facteurs prépondérants pour l’existence d’un système On a alors pu constater que, dans le contexte de l’ingénierie de software et de systèmes d’information, ces éléments sont présents dans les applications techniques pour le développement de software, mais peu explorés dans les relations intersubjectives avec les usagers de base. L’application du concept de sphère publique, en tant qu’espace de participation directe et collaborative, se fait à partir d’une idéologie philosophique qui reprend l’idée originale de concept de système, appliquée à la relation entre l’équipe qui développe le projet et les usagers, atténuent les perspectives positivistes qui peuvent éventuellement être constituées dans cette relation, de manière à garantir un Système d’Information construit avec la participation des usagers. Pour ce faire, le type de système utilisé appelant la participation plus effective des usagers a été le système sociotechnique. La technologie (Hardware et Software), l’Organisation (le Secrétariat à l’Éducation), et les personnes (Usagers, Éducateurs), constituent les conditions qui rendent possible l’existence de la proposition d’un modèle pour la construction collaborative du Système d’Information, dont l’objectif est la gestion de l’information des élèves présentant un handicap. Le modèle est basé sur quatre concepts référentiels, issus tant de la philosophie que de la sociologie, et appliqués par le biais d’une méthodologie de recherche-action. C’est ainsi que l’enquête empirique a été réalisée par l’application de trois questionnaires, chacun visant à opérationnaliser les concepts référentiels. Le premier questionnaire a permis de recueillir des informations sur les usagers dans la perspective interprétative de subjectivation. Ces informations ont été transposées au modèle Web d’objectivation. Puis, le second questionnaire a abordé la question de l’intersubjectivation, au moyen d’interactions entre groupes présenciels et format on-line. Enfin, et ce fut le troisième questionnaire, les usagers ont interagi en faisant des suggestions et en validant la plateforme, à partir du concept d’interconnectivité. Les résultats obtenus, attestés par les usagers, en majorité des usagers de base, ont validé l’importance de leur collaboration et participation. Le modèle de construction d’un Système d’Information de concert avec l’équipe responsable de son développement a été intitulé Modèle Z. Cette recherche montre combien il est important de penser les idéologies philosophiques sur lesquelles sont basées les visions du monde, dans la construction de plateformes digitales et dans la transformation du contexte des relations. En effet, l’utilisation du digital demande que l’on construise des relations interpersonnelles, plus interdépendantes et intercomplémentaires. De fait, dans la participation, en conditions symétriques, des usagers et de l’équipe responsable du développement du projet, les relations interpersonnelles se sont avérées des conditions fondamentales pour la construction collaborative de Systèmes d’Information, qui sont alors plus viables et à même de mieux correspondre aux besoins de leurs usagers.porSistemaEsfera públicaDigitalSistema de informaçãoEngenharia de softwareColaboraçãoParticipaçãoEducação especialModelo ZSubjetivaçãoObjetivaçãoIntersubjetivaçãoInterconectividadeSystemPublic sphereInformation systemSoftware engineeringCollaborationParticipationSpecial educationModel ZSubjectivationObjectificationIntersubjectivationInterconnectivitySystèmeSphère publiqueSystème d’informationIngénierie de softwareCollaborationParticipationEducation des élèves porteurs de handicapModèle ZSubjectivationObjectivationIntersubjectivationInterconnectivitéSistema esfera pública digital: a proposta de um modelo para a construção colaborativa e participada de uma plataforma digital para a gestão da informação da educação especial em Betim (Brasil)doctoral thesis101476132