Lima, AndreiaPereira, Evelyn Carneiro2024-04-162024-04-162023http://hdl.handle.net/10284/12919Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em EnfermagemA entrada no ensino superior representa um momento de extrema importância na trajetória pessoal e profissional, proporcionando ao estudante uma série de desafios e oportunidades de crescimento. Durante esta fase de transição e mudança, é necessário adaptar-se a uma nova realidade, o que pode gerar transtornos e ter implicações no desenvolvimento psicológico, afetando significativamente a vida do estudante. A ansiedade, o stress e a depressão são condições mentais intimamente relacionadas e, entre os estudantes universitários, são as mais prevalentes e com um avanço considerável. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral conhecer os sintomas de ansiedade, stress e depressão nos estudantes universitários pós-COVID19. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo quantitativo, descritivo de natureza transversal, sendo utilizada uma técnica de amostragem não probabilística em bola de neve. A amostra foi constituída por 49 estudantes de uma instituição privada situada a norte de Portugal. Para a obtenção dos resultados foi utilizada a escala DASS-21 e um questionário sociodemográfico e profissional. Para esta colheita de dados recorreu-se à plataforma google forms®, e os dados foram tratados através do IBM SPSS Statistics versão 29.0 para Windows. Os resultados do estudo revelam que, a maioria dos estudantes são do sexo feminino, solteiros(as), com média de idades de 24,84 anos, de nacionalidade portuguesa, do curso de psicologia, no 1º ano do curso que frequenta, sendo a situação profissional apenas estudante e a maioria não mudou de residência no ingresso do ensino superior. O sintoma mais referido pelos mesmos, com valores iguais, foram “Tive dificuldades em ter iniciativa para fazer as coisas” (16,3%), e “Senti alterações no meu coração sem fazer exercício físico” (16,3%), e o menos referido foi “Senti que a vida não tinha sentido” (69,4%). Nas sub-escalas de ansiedade, stress e depressão, os níveis de stress e de depressão, aparecem respetivamente, com 7,42 e 5,83, caracterizados ambos como alterações leves ou normais, enquanto, os níveis de ansiedade aparecem com média de 6,02, classificado pela DASS-21 como uma alteração moderada, ou seja, embora o stress e a depressão ainda sejam preocupações significativas entre os estudantes universitários, os sintomas de ansiedade encontram-se mais evidentes e em um nível mais elevado.Entering higher education represents an extremely important moment in the personal and professional trajectory, providing the student with a series of challenges and opportunities for growth. During this phase of transition and change, it is necessary to adapt to a new reality, which can cause disruption and have implications for psychological development, significantly affecting the student's life. Anxiety, stress and depression are closely related mental conditions and, among university students, they are the most prevalent and with specialized advancement. Therefore, the general objective of this study is to understand the symptoms of anxiety, stress and depression in post-COVID19 university students. To achieve the objective, a quantitative, descriptive study of a cross-sectional nature was carried out, using a non-probabilistic snowball sampling technique. The sample was presented by 49 students from a private institution located in the north of Portugal. To obtain the results, the DASS-21 scale and a sociodemographic and professional questionnaire were used. For this data collection, the Google Forms® platform was used, and the data was processed using IBM SPSS Statistics version 29.0 for Windows. The results of the study reveal that the majority of students are female, single, with an average age of 24.84 years, of Portuguese nationality, studying psychology, in the 1st year of the course they are attending, being the professional status only students and the majority did not change residence upon entering higher education. The symptom most frequently mentioned by them, with equal values, were “I had difficulty taking the initiative to do things” (16.3%), and “I felt changes in my heart without doing physical exercise” (16.3%), and the least mentioned was “I felt that life had no meaning” (69.4%). In the anxiety, stress and depression subscales, stress and depression levels appear respectively with 7.42 and 5.83, both characterized as mild or normal changes, while anxiety levels appear with an average of 6.02, classified by DASS-21 as a moderate change, that is, although stress and depression are still serious concerns among university students, anxiety symptoms are more evident and at a higher level.porAnsiedadeStressDepressãoEstudantes universitáriosAnxietyDepressionUniversity studentsSintomas de ansiedade, stress e depressão nos estudantes universitários pós-COVID19: um estudo descritivobachelor thesis