Cunha, PedroFigueiras, Marcelo Madruga2017-10-162017-10-162017-10-12http://hdl.handle.net/10284/6209O presente estuda visa compreender os conceitos de Bem-Estar Psicológico, Autoestima e Felicidade em estudantes que frequentam tanto o ensino superior público como o ensino superior privado em Portugal e perceber se existem diferenças entre estes dois grupos. Por este tema despertar um grande interesse científico e ainda ser pouca a literatura presente sobre o mesmo em alunos do ensino superior, foi importante desenvolver este estudo como forma de aprofundar e adquirir novos conhecimentos. O estudo contou com um total de 541 participantes, todos a frequentar o ensino superior público e privado em Portugal. Verificou-se que a maioria era do género feminino, 70,8% e que compreendiam uma média de idade de 23,9, sendo que, no ensino superior privado a média de idade era mais elevada. Constatou-se existir uma proporção significativamente mais elevada de sujeitos do género feminino e estudantes no ensino público, de estudantes de Aveiro e Faro no ensino público e de Lisboa, Porto e Madeira no ensino privado. Comprovou-se com esta investigação existir uma associação positiva e significativa entre Bem-Estar, Autoestima e Felicidade.The present study aims to understand the concepts of psychological well-being, self-esteem and happiness in students who attend both public higher education and private higher education in Portugal and to see if there are differences between these two groups. Due to the fact that it arouses great scientific interest and there is still little literature on the subject in higher education students, it was important to develop this study as a way to deepen and acquire new knowledge. The study had a total of 541 participants, all attending public and private higher education in Portugal. It was found that the majority were female, 70.8% and that they comprised an average age of 23.9, and in private higher education the average age was higher. It was found that there was a significantly higher proportion of female subjects and students in public education, students from Aveiro and Faro in public education and from Lisbon, Porto and Madeira in private education. It was verified with this investigation that there is a positive and significant association between Well-Being, Self-Esteem and Happiness.porBem-estar psicológicoAutoestimaFelicidadeEnsino superior público e privadoPsychological well-beingSelf esteemHappinessPublic and private higher educationA relação entre bem-estar psicológico, autoestima e felicidade: diferenças entre alunos do ensino superior privado e alunos do ensino superior público em Portugalmaster thesis