Ventura, TerezaSousa, Maria Isabel Martins de2013-01-222013-01-222012http://hdl.handle.net/10284/3588Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, Domínio Cognitivo e MotorA presente investigação decorre de um estudo com dois anos de experimentação realizado numa turma de 1º ciclo, referente ao novo Programa de Matemática do Ensino Básico. O problema em estudo centra-se no insucesso na Matemática e a relevância de algumas das orientações metodológicas do PMEB como fator de aprendizagem e inclusão, evidenciando os processos vividos pelos alunos na realização de tarefas matemáticas de investigação, as suas interações e a forma de desenvolver uma matemática ao alcance de todos.porAprendizagemInclusãoTarefa de investigaçãoTrabalho colaborativoComunicação matemáticaLearningInclusionInvestigative tasksColaborative workMathematical communicationO novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusãomaster thesis203027850