Reis, PedroMaciel, Ernane Ferreira2018-07-262018-07-262018-07-06http://hdl.handle.net/10284/6848Este estudo teve o objetivo de investigar as dificuldades dos alunos relacionadas à falta de autonomia para conduzir seus estudos e construir aprendizagens significativas. O objeto da pesquisa consistiu na identificação de características das manifestações dos alunos, diante do percurso de aprendizagem da modalidade educacional semipresencial, em um curso de mestrado. Foram aplicados dois questionários que levantaram dados sobre a organização para estudar, os obstáculos nos momentos de estudo à distância, as características pessoais e os sentimentos dos alunos nos momentos em que se encontravam distantes dos professores, dos colegas e do orientador. A amostra foi submetida à investigação por meio do método da Análise Sociológica do Discurso, e os resultados mostraram sentimentos de angústia, ansiedade, insegurança, que de alguma maneira prejudicaram o desempenho, mas também houve sentimentos de esforço, dedicação e disciplina, que levaram à conclusão dos estudos. A análise das estratégias metodológicas que visem o desenvolvimento da autonomia baseou-se em quatro teóricos do conhecimento filosófico, social, cognitivo e pedagógico: Spinoza, Marx, Vygotsky e Paulo Freire. Observou-se como a influência da história sociocultural e política pode ser determinante do estilo de aprendizagem dos alunos. Além disso, apontou a necessidade de uma educação básica capaz de produzir concepções que contribuam para a transformação social, pois o ensino focado somente nas necessidades do mercado de trabalho não proporciona reflexões que venham a somar no desenvolvimento do que é autônomo e significativo para o indivíduo. Os resultados sugerem que a autonomia para o estudo produz novos modi operandi dos alunos na educação básica, em cursos de graduação e pós-graduação.This study aimed to investigate the difficulties of students related to the lack of autonomy to conduct their studies and build meaningful learning. Research main object was the identification of characteristics of the students' manifestations, in view of the learning path in a master's degree course by means of blended learning. Two questionnaires were applied that collected data about the organization to study, the obstacles during distance education moments, the personal characteristics and the feelings of the students in the moments when they were distant from the teachers, the colleagues and the advisor. The sample was submitted to investigation using the Sociological Analysis of Discourse method, and the results showed feelings of anguish, anxiety and insecurity, which in some way hindered performance, but there were also feelings of effort, dedication and discipline which led to the completion of the studies. The analysis of methodological strategies aimed at the development of autonomy was based on four theorists of philosophical, social, cognitive and pedagogical knowledge: Spinoza, Marx, Vygotsky and Paulo Freire. It was observed that the influence of sociocultural and political history can be determinant of students' learning style. In addition, the need for a basic education capable of producing concepts that contribute to social transformation emerged, since teaching focused only on the needs of the labor market does not provide reflections that will add up to the development of what is autonomous and meaningful for the individual. In conclusion, the results suggest that autonomy in the studying process produces new modi operandi in students, at basic, undergraduate and postgraduate levels of education.porAutonomiaEducação semipresencialAprendizagem significativaAutonomyBlended learningSignificant learningAutonomia na construção do conhecimento perspectivas pela educação à distânciamaster thesis202692574