Teixeira, ZéliaSouto, Nathalie Maria Duarte Guerreiro2022-06-232022-06-232022-04-26http://hdl.handle.net/10284/10993As discussões e interesses sobre o Autismo começaram há cerca de 60 anos, porém seu reconhecimento como uma entidade separada de outros transtornos mentais evoluiu paulatinamente. As principais características do Autismo se concentram na incapacidade de relacionamento social, grande dificuldade ou nenhuma linguagem para fins de comunicação social, dificuldade em lidar com mudanças e grande preocupação em manter a rotina, orientação para objetos ao invés de pessoas, entre outros aspectos que impossibilitam uma relação típica com os cuidadores primários. Diante dessas manifestações, mesmo sendo o Autismo um transtorno com características, sintomas e sinais peculiares que favorecem a obtenção do diagnóstico, os cuidadores primários de crianças com esse transtorno enfrentam grandes dificuldades até a confirmação diagnóstica, custando às famílias uma grande peregrinação por variados profissionais e serviços de saúde. Diante do exposto, pretende-se compreender e identificar quais são as múltiplas faces dos sofrimentos psíquicos construídos pelas cuidadoras de crianças autistas, para tal buscou-se fazer uma revisão assistemática da literatura impressa e digital acerca do tema em questão. Entende-se que a relevância dessa pesquisa dá-se pela inquietação da autora em ampliar seu entendimento no que diz respeito ao sofrimento pelo qual passam as cuidadoras primárias de crianças autistas, a fim de que possa dar suporte às famílias que procuram sua orientação. Assim, no intuito de tornar concreto este apoio, pretende-se criar um guião com dez passos para enfrentar de forma mais saudável o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.Discussions and interest about Autism started around 60 years ago, although recognition of it as a separate entity from other mental disorder evolved gradually. The main characteristics of Autism are an incapacity for social relationships, difficulty with or lack of language for communication purposes, difficulty in dealing with changes, major preoccupation in maintaining a routine, and an affinity for objects rather than people, among other aspects, which make a normal relationship with primary caregivers impossible. In spite of these manifestations, and even though Autism is a disorder with distinct characteristics, symptoms and vital signs which would facilitate obtaining a diagnosis, primary caregivers of children with this disorder encounter serious difficulties for diagnostic confirmation, which results in families having to seek the opinion of various professionals and health services. Given this situation, the intent of the study is to try to understand and identify the multiple facets of psychic suffering constructed by the caregivers of autistic children, and for this purpose an unsystematic revision of the printed and digital literature about this subject at hand was performed. It is understood that the relevance of this research results from the concern of the author to broaden her understanding about the suffering of primary caregivers of autistic children, in order to that she can give support to the families who seek her advice. Thus, in order to make this support concrete, the intention is to create a guide with ten steps to face the diagnosis of Autistic Spectrum Disorder in a healthier way.porO sofrimento psíquico das cuidadoras primárias de crianças autistasmaster thesis203566165