Cardoso, AntónioNeves, Paula2009-02-092011-10-062009-02-092011-10-062008Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 38-55.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/900Este artigo analisa as atitudes dos consumidores relativamente às marcas dos distribuidores. A atitude relativa às marcas próprias é a mesma para as diferentes variáveis demográficas utilizadas no estudo. Encontraram-se associações positivas entre as atitudes relativamente à marca dos distribuidores com as dimensões: “consciência de valor”, “ofertas promocionais”, “percepção do preço/qualidade” e “auto-percepção da qualidade de comprador”. Os consumidores com maior consciência do preço/qualidade têm uma atitude favorável relativamente à marca dos distribuidores e compram-na mais frequentemente. Por outro lado, identificaram-se algumas diferenças entre o género e os grupos socioeconómicos em estudo. This paper studies the consumers` attitudes towards store (private) brands. The attitude towards store brands is the same for the different demographic variables used in the study. The attitude towards private brands has a positive relationship with value consciousness, sale proneness, price quality perceptions and smart shopper self-perception dimensions. Consumers that have more price-quality perceptions, purchase more private brands and they have a better attitude toward private brands. We found some differences between gender and socioeconomic group in the private brand.articleporAtitudes dos consumidoresMarcas privadasMarcas registadasConsumers’ attitudesPrivate brandsStore brandsAtitude dos consumidores relativamente à marca dos distribuidoresjournal article