Cardoso, Paulo RibeiroNovais, Liliana AndreiaCosta, Helda Sofia2010-02-262011-10-062010-02-262011-10-062009Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 50-58.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/1306Este estudo procura identificar os traços que caracterizam dois grupos de consumidores de produtos de moda e vestuário: inovadores e seguidores. Com base nos construtos “envolvimento”,“expressão do self” e “impulsividade no consumo”, pretende-se desenhar o perfil de cada um destes grupos. os inovadores apresentam valores mais altos em todas os construtos, enquanto que os seguidores apresentam valores mais baixos. As implicações para os profissionais, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações são apresentadas na parte conclusiva do artigo. This study aims to identify the traits that characterize two groups of consumers of clothing and fashion products: innovators and followers. based on constructs such as “involvement”,“self expression” and “impulsiveness” we try to draw the profile of each one of these groups. innovators present higher scores in all the constructs, while followers present lower scores. Implications for professionals, limitations and suggestions for future research are presented at the end of the article.porInovadoresJovens consumidoresModaVestuárioInnovatorsYoung consumersFashionClothingInovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuáriojournal article