Freitas, PedroMaia, ManuelaFerreira, Bruna Azevedo de Souza2022-03-232022-03-232021-12-03http://hdl.handle.net/10284/10919Nesta dissertação são apresentadas, primeiro, as normas que regem as Forças Armadas do Brasil, em especial a Marinha, que teve militares estudados na pesquisa. A Constituição da República, a lei penal militar, a lei das contravenções disciplinares, o funcionamento calcado em disciplina e hierarquia, os postos e graduações são explicados de maneira sucinta e coesa para contextualização do trabalho. Em seguida, apresentam-se as teorias que orientaram a pesquisa, permeadas por considerações acerca da sua adequação e contribuição para o estudo. Finalmente são expostas e discutidas as entrevistas realizadas com os vinte militares que já foram punidos por contravenções disciplinares em uma das mais proeminentes organizações da Marinha, a Escola Naval, e que permanecem servindo naquele quartel. Os inquiridos discorreram sobre as infrações pelas quais foram condenados e as penalidades que cumpriram, sua visão acerca do ocorrido e de seus superiores; o conflito percebido entre oficiais e praças; seu histórico familiar e social, sua opinião quanto ao papel e à posição ocupada pelas mulheres naquela Força Armada, entre outras questões atuais e relevantes do ponto de vista criminológico. Trata-se de uma oportunidade ímpar de conhecer e estudar mais a fundo a realidade infracional-disciplinar de um grande quartel militar, visando a entender e, possivelmente, combater futuras ocorrências similares.This study first presents the rules governing the Armed Forces of Brazil, especially the Navy, which had military personnel heard in the research. The country’s Constitution, its military criminal law, the law of disciplinary misdemeanors, the discipline and hierarchy in which the Armed Forces are based on, the positions and graduations are all explained in a succinct and cohesive way to contextualize the investigation. Then the theories that guided the research are presented, permeated by considerations about their adequacy and contribution to the study. Finally, interviews with the twenty military personnel who have been punished for disciplinary misdemeanors in one of the most prominent naval organizations, the Naval School, and who remain serving in that barracks are exposed and discussed. Respondents talked about the offenses for which they have been convicted and their penalties; their view of the incident and of their superiors; the perceived conflict between officers and their subordinates; their families and social backgrounds, their opinions about the role and position of women in the military, and other current and criminologically relevant issues. This was a unique opportunity to acknowledge and study more deeply the infraction-disciplinary reality of a large military barrack, in order to understand and possibly combat similar future occurrences.porForças ArmadasMarinha do BrasilEscola NavalMilitaresPuniçõesContravenções disciplinaresCriminologiaMeio socialMeio familiarHistórico infracionalDrogasEntorpecentesConflitoGêneroMulherArmed ForcesBrazilian NavyNaval SchoolMilitaryPunishmentsDisciplinary offensesCriminologySocial environmentFamily environmentDrugsNarcoticConflictGenreWomenContravenções disciplinares na Escola Naval: a Marinha do Brasil pela ótica da criminologiamaster thesis202989488