Silva, IsabelFonte, CarlaSilva, Ana Filipa Andrade da2017-11-272017-11-272017-11-24http://hdl.handle.net/10284/6304A interação mostra que os problemas na comunicação que surgem entre os profissionais de saúde e os utentes são bastante comuns e que podem afetar negativamente a todo o processo envolvente da consulta, podendo mesmo comprometer a eficácia dos planos de tratamento e, consequentemente, a sua satisfação com os cuidados de saúde. Neste sentido, os instrumentos de avaliação apresentam-se como um elemento fundamental para caracterizarmos a realidade portuguesa neste domínio, com vista a um futuro planeamento de eventuais formações que vão efetivamente ao encontro das necessidades da sociedade. O presente estudo tem como objetivo primordial contribuir para a adaptação do Questionnaire on the Quality of Physician-Patient (QQPPI), criado por Bieber, Müller, Nicolai, Hartmann e Eich, em 2010, testando a sua validade, fidelidade e sensibilidade. Participou no estudo uma amostra de conveniência constituída por 107 indivíduos, dos quais 63,6% são do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 86 anos (M=55,93; DP=15,91). Os participantes foram avaliados quando se deslocavam a centros de saúde para realizar consultas ou exames de rotina. No final das suas consultas eram encaminhados para a sala dos investigadores, onde lhes era apresentado o estudo. Obtido o seu consentimento informado era-lhes solicitado que respondessem a um questionário sóciodemográfico e ao QQPPI. O instrumento revelou apresentar uma consistência interna elevada (α total = 0,94), boa validade e boa sensibilidade. De uma maneira geral, os resultados mostram-nos que os participante se encontram na sua maioria, satisfeitos com a comunicação e interação que estabelecem com os profissionais de saúde que os atendem.The interaction shows that communication problems that arise between health professionals and users are quite common and can negatively affect the entire consultation process, and may even compromise the effectiveness of treatment plans and, consequently, their satisfaction with health care. In this sense, the evaluation instruments present themselves as a fundamental element to characterize the portuguese reality in this field, with a view to a future planning of possible formations that effectively meet the needs of society. The present study aims to contribute to the adaptation of the Questionnaire on the Quality of Physician-Patient (QQPPI), created by Bieber, Müller, Nicolai, Hartmann and Eich, in 2010, testing their validity, fidelity and sensitivity. A convenience sample consisted of 107 individuals, of which 63.6% were female, aged between 19 and 86 years (M = 55.93, SD = 15.91). The participants were evaluated when they went to health centers to perform routine consultations or exams. At the end of their consultations they were sent to the investigators' room, where they were presented with the study. They obtained their informed consent and were asked to respond to a social-demographic questionnaire and the QQPPI. The instrument showed high internal consistency (α = 0.94), good validity and good sensitivity. In general, the results show that the participants are mostly satisfied with the communication and interaction they establish with the health professionals who attend them.porComunicaçãoInteraçãoQQPPIQualidades psicométricasCommunicationInteractionQQPPIPsychometric qualitiesAdaptação do Questionário da Qualidade da Interação Profissional de Saúde - Doente para a População Portuguesa (QQPPI)master thesis