Sucena-Garcia, Sara2008-07-182011-10-062008-07-182011-10-062004Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 1 (2004) 55-70.1646-0499http://hdl.handle.net/10284/561This case study is framed within the evaluation of road infrastructures as structuring elements of urbanization processes. It focuses on the comparative analysis of two urban roads with similar temporal and project origins but clearly set apart in reality. The “Via de Cintura Interna” in Oporto and the “Ronda de Dalt” in Barcelona are divergent facts in territorial definition whether its design assumptions cater for an element of urban rupture, as in Portugal, or for an urban connection element, as in Spain. O caso de estudo apresentado enquadra-se na avaliação das infraestruturas de circulação viária como elementos estruturadores de processos de urbanização, centrando-se na análise comparativa de duas vias urbanas com origens temporais e de projecto similares mas concretização na realidade claramente diferenciada. A Via de Cintura Interna, no Porto, e a Ronda de Dalt, em Barcelona, contrapõem-se como factos na definição territorial a partir de um desenho assente em premissas que as responsabilizam como elemento de ruptura urbana, no caso português, e de conexão urbana, no caso espanhol.articleporA Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelonajournal article