Pires, Sónia2011-01-032011-10-062011-01-032011-10-062002Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 6 (2002) 247-263.0873-819Xhttp://hdl.handle.net/10284/1746É hoje sobejamente conhecido o papel preponderante dos meios de comunicação social na formação, estruturação e perpetuação de estereótipos que perfazem parte dos processos cognitivos organizadores de uma sociedade. Para podermos obter, entre outras coisas, uma imagem da receptividade da sociedade portuguesa face a grupos sociais que não se encontram no seu “mainstream”, a análise crítica dos discursos da imprensa averiguou-se de uma pertinência metodológica fundamental. Foi, por conseguinte, efectuada uma análise da imprensa portuguesa entre os anos 1993-1996, nomeadamente de três suportes jornalísticos, o Público, o Correio da Manhã, o Expresso; e seus discursos e temáticas face aos Africanos provenientes dos PALOP e face aos portugueses de etnia cigana. O que este artigo nos sugere è a existência de um processo de etnicização de grupos minoritários na imprensa portuguesa, que de um processo de narrativa jornalística factual centrada nalguns tópicos/estereótipos se reorganizou num processo de tratamento dos grupos considerados como um problema social.porImprensaEstereótiposAfricanosCiganosEtnicizaçãoA etnicização da imigração na imprensa portuguesajournal article