Santos, Lúcio LaraTorres, Diana Filipa Loureiro2012-02-032012-02-032011http://hdl.handle.net/10284/2608Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina DentáriaO Cancro Oral está associado a comportamentos de risco. Deste modo são necessárias estratégias eficazes de prevenção e promoção da saúde oral, através de actividades que eduquem para a mudança de comportamentos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o livro infantil “Com o Sorriso aprendo a fazer o exame da boca”, que pretende dar informação de modo a consciencializar as crianças, de forma lúdica e didáctica para as causas das doenças orais, a forma como as podemos prevenir e como detectar alterações precocemente. O objecto desta monografia é: “Avaliação do impacto do livro “Com o Sorriso aprendo a fazer o Exame da boca”, na aquisição de competências e conhecimentos sobre a auto-avaliação oral em Crianças do Ensino Básico”. Os principais objectivos foram: avaliar o conhecimento de um grupo de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre as doenças orais; Avaliar os conhecimentos adquiridos após a leitura do livro; Avaliar o acréscimo de competências após o ensino ter sido realizado. Foi realizado um estudo observacional, do tipo transversal, sendo a população constituída por 200 alunos do 1ºciclo do Ensino Básico do colégio Novo da Maia, com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos. Dos 200 alunos foram avaliados 190 alunos, após critérios de exclusão. A recolha de dados foi realizada através de inquéritos auto-aplicáveis às crianças. Os dados foram estatisticamente analisados com o programa SPSS. Relativamente aos resultados do questionário (Parte I dos Inquéritos), verificamos que a frequência de respostas certas no Inquérito 2 (82,3%) foi significativamente mais elevado que as observadas no Inquérito 1 (60,5%). Na Parte II dos Inquéritos, observou-se que 85,8% das crianças não apresentaram qualquer dúvida sobre o livro. Por último, a Parte III dos Inquéritos, referente ao auto-exame oral, verificámos que 46,8% dos alunos acertou todos os passos no Inquérito 1 e três semanas (Inquérito 2) depois a percentagem foi significativamente maior 72, 6%, (p=0,0001). O rastreio do Cancro Oral na população ainda apresenta algumas controvérsias, contudo existe uma grande necessidade de adoptar medidas preventivas como o auto-exame oral, nomeadamente em crianças pois ainda não estando expostas aos factores de risco, tornam-se promotoras da saúde oral e agentes na mudança de comportamentos dos adultos. The Oral Cancer is associated with risks behaviors. Therefore strategies are needed for effective prevention and promotion of oral health through activities that educate for change in behavior. With this perspective, we developed the children's book "With the Smile learn to do the examination of the mouth", which aims to give information in order to raise awareness among children in a playful and educational at the causes of oral diseases, the way we prevent and detect changes early. The purpose of this monograph is: "Evaluation of the impact of the book" With Smile learn to do the examination of the mouth”, in the acquisition of skills and knowledge about oral self-evaluation of Children in School." The main objectives were to assess the knowledge of a group of children of the first cycle of basic education on oral diseases, evaluate the knowledge gained after reading the book, and evaluate the increase skills after the teaching has been conducted. We conducted an observational, cross-sectional study, with a population consisting of 200 students from the first cycle of basic education of the college's New Maia, aged between 6 and 10 years. Of the 200 students 190 students were evaluated after exclusion criteria. Data collection was performed through self-administered surveys to children. The data were statistically analyzed with SPSS. Regarding the results of the questionnaire (Part I of the Inquiries), we found that the frequency of correct responses in the second survey (82.3%) was significantly higher than those observed in a survey (60.5%). In Part II of the surveys, it was observed that 85.8% of children did not have any doubt about the book. Finally, Part III of the surveys, referring to oral self-examination, we found that 46.8% of the students hit all the steps in three weeks and a survey (Survey 2) then the percentage was significantly higher 72, 6% (p = 0.0001). Screening for Oral Cancer in the population still has some controversy, however there is a great need to adopt preventive measures such as oral self-examination, particularly in children because it is not being exposed to the risk factors become health promoters and oral agents behavior change in adults.porAvaliação do impacto do livro “Com o sorriso aprendo a fazer o exame da boca”, na aquisição de competências e conhecimentos sobre a auto-avaliação oral em crianças do ensino básicomaster thesis202679888