Peixoto, VâniaOliveira, Alexandra Manuela Carvalho2022-02-212023-11-122021http://hdl.handle.net/10284/10771Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da FalaCada vez mais se reconhece o papel dos cuidadores no desenvolvimento de competências das crianças, visto que eles estão presentes nos seus contextos naturais. A prática centrada nas famílias engloba a intervenção mediada por pais, na qual lhes permite uma participação mais ativa. Atualmente, com os serviços à distância é importante compreender se os terapeutas da fala recorrem a estas práticas. Deste modo, foi elaborado um questionário online como instrumento de recolha de dados, com o objetivo de caracterizar a prática dos terapeutas da fala e relacioná-la com a implementação das práticas centradas na família. Para a concretização deste formularamse objetivos com base no grau de frequência na adoção destas práticas, bem como na identificação de benefícios e desvantagens destas para os terapeutas da fala. A amostra é constituída por 65 terapeutas da fala. Após uma análise descrita dos dados quantitativos e uma análise de conteúdo das respostas abertas, verificou-se que, primeiramente os anos de experiência estão compreendidos entre 1 e 36 anos. A maioria dos inquiridos (94%) aplica nas suas intervenções PCF, contudo mais de metade (58%) não recorre a intervenções mediadas por pais, contudo a maioria dos inquiridos implementa na sua prática profissional o uso da molalidade de teleprática (91%). Concluiu-se ainda que existe alguma ambiguidade, por parte dos TF´s, relativamente ao modo de intervenção destas práticas. Registaram-se ainda vantagens e desvantagens à implementação destas práticas.Caregivers’ role in the development of children’s skills is increasingly recognized, as they are present in their natural contexts. The family-centered practices (FCP) engages the mediated parent intervention, in which they have a more active participation. Nowadays, with distance services, it is important to understand if speech therapists use these kinds of practices. Thus, a online questionnaire has been done as on instrument of data collector, with the purpose of characterizing the speech therapists in these three concepts. To its concretion, objectives have been formulated based on rates of frequency in the adoption of its practice, as in identifying the advantages and disadvantages of them for speech therapists. The sample is constituted by 65 speech therapists. After a described quantitative data analysis and an opened content answer analysis, it was verified that the experience years are between 1 and 36. The majority of the inquired (94%) refer that they apply in their interventions FCP, however more than half (58%) does not resort to parent mediated interventions. On the other hand, concerning to telepractice the majority of the respondents (91%) use this genre in their professional practice. It has also been concluded that there is some ambiguity from ST’s, in the way of intervention of these practices. It was also registered advantages and disadvantages of its implementation.porPráticas centradas na famíliaIntervenção mediada por paisTerapia da falaTelepráticaFamily-centered practicesParent-mediated interventionSpeech therapyTelepracticePráticas centradas na família, intervenção mediada por pais e teleprática: perceção do terapeuta da falabachelor thesis