Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/6819
Título: Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
Autor: Araújo, Anna Paula Barreira
Orientador: Coelho, Fátima
Palavras-chave: Observação de Aula
Professores Reflexivos
Feedback
Classroom Observation
Reflective Teachers
Feedback
Data de Defesa: 27-Jun-2018
Resumo: O processo de formação de professores é algo imprescindível e complexo tanto no início da carreira do docente, mas também no decorrer de todo o percurso de sua vida profissional. Com este trabalho, pretende-se compreender de que forma o professor considera que a estratégia de observação de aulas contribui para a melhoria da sua prática pedagógica tendo como linha de partida o ponto de vista dos docentes que lecionam em duas escolas particulares do Brasil, objetivando compreender se a prática de observação de aula pode conduzir o professor a uma dimensão reflexiva e formativa da sua prática. Para atingir os objetivos pretendidos, foram realizados 2 focus group com professores de duas escolas, tendo no total, participado 9 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I – anos iniciais - Educação Básica. Utilizou-se um Guião construído com base na literatura e validado por peritos na área Concluiu-se que os professores reconhecem a prática de observação de aulas como uma estratégia para o seu desenvolvimento formativo, mas o desconhecimento da prática de forma estruturada inviabiliza a sua aplicação adequada e na prática a dimensão formativa fica ofuscada pela dimensão avaliativa, a partir dos feedbacks recebidos. Entendeu-se a formação dos envolvidos e o conhecimento mais profundo da estratégia um possível caminho para um processo de adoção da prática de forma mais efetiva nas escolas, pelo que após reflexão sobre os dados recolhidos se apresentou um projeto de intervenção.
The process of teacher training is essential and complex both at the beginning of the teacher's career and throughout the course of his professional life. This work intends to understand how the teacher considers that the strategy of class observation contributes to the improvement of his pedagogical practice, starting from the point of view of the teachers who teach in two private schools in Brazil, aiming at understand if the practice of classroom observation can lead the teacher to a reflective and formative dimension of their practice. In order to achieve the objectives, 2 focus groups were held with teachers from two schools. A total of 9 teachers participated in Elementary Education I - Basic Education. We used a guide based on the literature and validated by experts in the area It was concluded that teachers recognize the practice of observing classes as a strategy for their formative development, but the lack of knowledge of the practice in a structured way makes their proper application impossible and in practice the formative dimension is overshadowed by the evaluative dimension, from the feedbacks received. The training of those involved and the deeper knowledge of the strategy were understood as a possible way for a process to adopt the practice more effectively in schools, so after reflection on the data collected, a project of intervention was presented.
URI: http://hdl.handle.net/10284/6819
Designação: Mestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Anna Paula Barreira Araújo.pdf1,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.