
RESUMO
Para além das diferenças, expectáveis, entre os títulos que os diversos periódicos esco-
lhem para encimar as notícias, são também neles identificáveis inesperadas afinidades/
coincidências, inclusive ao nível verbal. De assinalar, outrossim, ser regra a consentanei-
dade entre título e texto. Surpreendente é a existência de títulos relativamente discre-
pantes dos conteúdos que anunciam, com eles dificilmente compagináveis ou, ainda, 
insusceptíveis de serem identificados com os textos. Et maxime, títulos que contraditam 
o conteúdo noticioso veiculado ou são abusivas inferências do noticiado. E notícias que, 
tendo subjacente o mesmo facto/acontecimento, são quase antagónicas. 

ABSTRACT
Beside the predictable differences among the headlines that all the newspapers choose to sur-
mount their news, we can also identify in them unexpected similarities/coincidences, inclusive 
at a verbal base. However there’s usually correspondence between text and title. Remarkable 
is the existence of titles which announce content slightly different, with them hardly related or 
even, unable to be identified with the texts. Et maxime, headlines who oppose the content of 
the text they surmount or represent abusive assumptions of the news. And news who, beside 
having underneath the same fact/ happening, are almost opposite. 

Consentaneidade Título/Notícia 
com o Facto/Acontecimento e 
Fiabilidade vs Falaciloquência 
daqueles
Mário Pinto  
Professor Auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UFP
mpinto@ufp.pt  



152 Constituindo a leitura diária dos jornais um ritual de que muitos concidadãos não pres-
cindem – ainda que quase os converta numa espécie de adictos ou, de forma mais 
impactante (acaso o termo existisse), em ‘periódico-dependentes’ –, amiúde se vêem, 
aquando da sua prática, confrontados com não despiciendo número de surpresas, nem 
todas outrossim agradáveis. Das extraordinárias crónicas (da autoria de proeminentes 
vultos das letras contemporâneas) a artigos merecedores dos maiores encómios e sucu-
lentos editoriais, passando por notícias redigidas no mais escrupuloso respeito pela 
ortografia, pela sintaxe e pela semântica, de tudo se encontra em quantidade assaz con-
siderável, a suficiente para atenuar a disforia – de que constitui, aliás, excelente antídoto 
– induzida por determinadas pseudonotícias, não tanto devido aos conteúdos por estas 
veiculados mas, antes, pela forma como são grafadas.

A leitura atenta, porém crítica, que da imprensa deve ser feita, actividade a que há ainda 
muito quem se devote, outorga a estes ‘praticantes’ o direito de se poderem considerar 
detentores de uma opinião fundamentada q.b. acerca do que nos tempos coevos é vei-
culado pela maioria dos jornais entre nós editados e, daí decorrente, o de prescindirem 
de sequer se deterem em inúmeros textos uma vez identificados os seus autores, não por 
qualquer sectarismo primário mas dada a irrefragável certeza de se irem confrontar com 
pletora de crimes de lesa-idioma. É, pois, graças à experiência acumulada, que, tal como 
ao pegar-se no(s) periódico(s) de eleição se vai de imediato ao encontro do que a priori se 
tem (mais do que convicção) a garantia de estar magistralmente redigido e claramente 
exposto –, se evita o contacto com outros escreventes, que não se compreende por que 
insondável mistério (ou ponderosas razões) continuam a desfrutar de espaço disponível 
para persistirem na prática do idiomicídio em que há anos estão empenhados. E há muito 
quem partilhe desta estranheza. Como Fernando Martins1 (2006, p. 124) deixa transpare-
cer, reportando-se a uma carta de um grupo de leitores, esta crítica é recorrente:

(…) o insuficiente domínio do Português. Porém, o que mais os impressiona é a falta de brio, 
de profissionalismo, dos jornalistas que, depois de verem os seus erros impressos, em vez 
de redobrarem de cuidado, parecem insensíveis, se não ao que pensam deles, pelo menos 
à vergonha. 

Opinião perfilhada por Núñez Ladevéze (1991, p. 28), que também não os poupa:

Desgraciadamente en los periódicos y emisoras se escribe y habla muy mal. En su calidad de 
intermediarios lingüísticos, y a causa de su deficitaria formación, los periodistas actúan más 
como agentes degeneradotes del lenguaje común que como intermediarios en la exposi-
ción de ideas.

Não carece, por isso, de razão Francisco Iglesias (1984, p. 191) quando lhes corta cerce 
quaisquer veleidades e, peremptório, postula: “Pero quien no sea capaz de expresarse 
correctamente – para comunicar y comunicarse – de palabra y por escrito, no podrá ser 
un informador, al menos, no llegará a ser un buen informador.”

Crê-se, do exposto, ter ficado cristalino existirem razões para ser reconhecido a muitos 
leitores um background passível de, neste âmbito, lhes permitir emitirem opiniões mini-



153mamente abalizadas. E o que há já algum tempo se está a tornar demasiado notório 
(e justifica o atrás explanado em jeito preambular) – para além do insólito dos títulos 
nada condizentes ou dificilmente compagináveis com os conteúdos que encimam –, é a 
emergência, na imprensa, de ‘fenómenos’ que, denotando um insofismável facciosismo, 
passam pela assunção de posturas que não primam pela lisura (posicionamentos pró e 
contra são emitidos com a mesma ligeireza), por julgamentos infundados, por assumi-
dos parti pris em relação a determinadas individualidades, et maxime, pelo indisfarçável 
enfeudamento (na imprensa especializada) perante presidentes de grandes grupos eco-
nómicos (assim se criando um caldo de cultura em que, por pontificar a subserviência, se 
obnubila a noção do que é ou não notícia ou noticiável). O que consubstancia um osten-
sivo elidir das palavras de Luka Brajnovic (1991, p. 62), para quem jornalista não pode ser 
“(…) cualquiera, sino la persona capacitada para ello. Capacitada tanto intelectual como 
moralmente. Sin esta capacidad […] es totalmente ilusorio hablar del informador y de 
su labor como periodista.”

Compreende-se, por isso, que a determinante próxima da escolha desta temática para 
versar na colaboração solicitada resida em algo há dias ocorrido – aleatoriamente selec-
cionado de entre a pletora de situações similares – e que é per se assaz pregnante do que 
se tem vindo a defender. Um veto da Autoridade da Concorrência a um pedido de com-
pra de uma empresa de auto-estradas (formulado por outra da mesma área), justificado 
com a plausível emergência de uma situação de monopólio daí resultante, e a posterior 
desautorização daquela entidade pelo ministro da tutela, foi o mote (ou o detonador) 
para um confronto de opiniões em que os campos se extremaram numa dicotomia anti-
tética, uma postura quase maniqueísta: de um lado os bons; do outro os satãs. Destarte, 
enquanto vários jornalistas de órgãos credenciados asseveravam tratar-se de uma ati-
tude irresponsável de um ministro inepto – que ao contraditar (e desautorizar) aquela 
entidade oficial constitui um grave precedente para o futuro (por abrir caminho a que 
outros recursos possam vir a ser apresentados e despachados favoravelmente) – outros 
(designadamente no suplemento de economia de um hebdomadário) defendem e jus-
tificam a atitude do ministro, que reputam patriótica porque em prol do interesse nacio-
nal. Que ilações pode o leitor comum – alheio aos meandros e subtilezas da política e 
que deseja, tão-só, ser informado e ficar esclarecido – retirar desta vasta panóplia de 
argumentos pró e contra? Nenhuma, é óbvio. São todos tão gritantemente facciosos 
que quem ler apenas um periódico (como a generalidade das pessoas faz) ficará sempre 
tão-só com uma visão, distorcida (independentemente de se a favor ou contra) porque 
unilateral, já que o reverso da moeda lhe foi elidido. Mas também quem ler vários jornais 
não ficará numa posição mais confortável: é tal a veemência (e, condescenda-se, em cer-
tos aspectos, o cabimento) da argumentação aduzida num e noutro sentido que o leitor 
sem formação económica para a refutar/corroborar naufraga neste oceano de palavras, 
sentindo-se incapaz de, consciente e fundamentadamente, formular a sua opinião e se 
posicionar perante a questão. O que permite asseverar não estar a maioria dos jornais a 
cumprir as duas principais vertentes (informar/formar) da sua função triádica. E circuns-
creverem o seu papel à terceira (recrear) é inaceitável.

1	 Ex-Provedor dos Leitores, do Jornal de Notícias.



154 Não se tratando de um caso paradigmático dos malefícios de excesso de informação 
mas, antes, da demonstração de quão perniciosa pode ser uma informação deficiente, 
partiu-se à procura de outros exemplos corroboradores desta tese. E não houve necessi-
dade de esquadrinhar muito. A dificuldade reside apenas, tal a sua quantidade, na tria-
gem dessas provas. 

Visto não ser objectivo desta reflexão discorrer (muito menos teorizar) sobre os títulos 
da imprensa, cingir-se-á a procurar semelhanças e/ou desfasamentos entre os de dois 
jornais e, depois, a aquilatar quer da fidelidade destes em relação à notícia quer desta 
relativamente aos factos/acontecimentos em si.

Constituindo o título como que o anúncio luminoso, o escaparate da notícia, imperioso 
se torna que, antes de mais, seja assazmente apelativo, sedutor, para induzir o leitor a 
transpor a porta de entrada que, afinal, também é. Aliás, é esta a dupla função que tem 
de desempenhar cabalmente: informar (dando uma visão resumida da notícia) e atrair 
(incitar à prossecução da leitura do texto). Desiderato cuja consecução deve ocorrer em 
total concomitância com a mais estrita observação de determinados preceitos – tais 
como a clareza, a concisão, a veracidade e a ‘garra’ –, distinguindo o que é informação 
do que é opinião (ainda que, pontualmente, uma não seja dissociável da outra). Mas 
que não pode, ademais, descurar outros requisitos, entre os quais pontificam os que 
emanam da própria idiossincrasia do medium, cujas normas de estilo terão de ser escru-
pulosamente respeitadas (semanários e diários titulam diferentemente e, entre estes, há 
variações decorrentes da sua vocação – informativos, desportivos), da sua orientação 
(ideológica ou sócio-cultural), da tradição (jornalística, cultural), do género periodístico 
(cada vez mais híbrido, mas em que, ainda assim, subsistem diferenças: não se titula da 
mesma forma uma notícia ou um comentário), da secção (política, economia, despor-
to) e da própria página e lugar. Tudo condimentado pela economia de procedimentos 
linguísticos peculiar dos títulos. O que, convenha-se, não é tarefa fácil dada a quantida-
de de variáveis da equação. Mas que em circunstância alguma poderá ser postergada 
porque, a acontecer, o resultado, inelutável, seriam títulos frouxos e/ou falhados, como 
alguns dos que se seguem. Ou, no limite, do teor deste, cuja relação com a notícia não 
se descortina:

BCP Moçambique
passa a Millennium bim
O Sumitomo Mitsui, terceiro maior banco do Japão, obteve lucros de 6,15 mil 
milhões de dólares no ano terminado a 31 de Março. O banco recuperou das fortes 
perdas registadas no exercício anterior devido à diminuição do crédito mal-parado.

Diário Económico, 24/5/2006, p. 22, FINANÇAS, s.a.

Ainda bem que a insólita situação materializada no exemplo precedente é a excepção 
e não a regra, o que acaba por conferir alguma razão a Gómez Mompart (1982, p. 8) 
quando postula: “Pero los titulares de prensa ni son tan malos como algunos pretenden 
– pese a que en ocasiones resultan ininteligibles – ni siquiera son tan peligrosos como 
otros sospechan (…)”, ao mesmo tempo que também confirma a ininteligibilidade por 
ele admitida. Da qual não escasseiam exemplos, como veremos. 



155
Concluído este preâmbulo introdutório – por força das circunstâncias mais longo do 
que se pretendia – passe-se agora à disquisição de uns quantos exemplos passíveis de 
confirmarem/infirmarem o atrás explanado. E a primeira constatação é a surpresa, pela 
positiva, que muitos títulos constituem. Como, verbi gratia, os próximos: 

Oni descarta corrida à compra da rede cobre ou cabo da PT
A operadora de telecomunicações fixas quer investir no lançamento de um operador
móvel virtual (MNVO), mas rejeita ir ao mercado comprar rede do incumbente.

Diário Económico, 24/5/2006, p. 14, EMPRESAS, CF.

TELECOMUNICAÇÕES

Oni descarta compra de uma das redes da Portugal Telecom
Lançamento de operador móvel virtual cada vez mais perto

Jornal de Negócios, 24/5/2006, p. 5, NEGÓCIOS, FPC.

Que determinado facto, pela sua relevância, tenha sido reputado susceptível de ser noti-
ciado é normal e expectável. Aliás, a circunstância, na situação em apreço, de ter conci-
tado o interesse de dois periódicos da área em que se insere, a económica, mais não faz 
do que corroborar a sua pertinência. A curiosidade reside, tão-só, em o verbo escolhido 
para título, por ambos os jornais, haver sido o mesmo, não obstante incomum ou até 
pouco curial no contexto em análise. Abstraído este reparo, a verdade é que os títulos 
são consentâneos com as notícias que encimam. 

Não menos curiosa é a forma como, no corpo da notícia, ambos os periódicos aludem a 
uma afirmação do gestor. Enquanto o primeiro se limita a referir que “O administrador da 
operadora voltou a sublinhar que ‘neste momento não há nenhum processo de venda 
da Oni, nem nenhuma proposta de MBO’”, já o segundo não desperdiça o ensejo para 
desmentir o concorrente: “O CEO da Oni aproveitou também a oportunidade para negar 
que a operadora esteja à venda ou que tenha sido feita uma proposta de ‘management 
buy out’ por parte da administração da empresa, conforme o noticiado pelo “Diário Eco-
nómico.”, desmentido que reforça, acrescentando “’Não há processo nenhum de venda 
da Oni’, disse o CEO […] segundo a Reuters.”

Outra particularidade, não despicienda, das notícias em questão concerne às fontes: se 
o Diário Económico2 deixa transparecer a ideia de ter obtido a informação directamente 
(“refere o responsável”/“O administrador da operadora voltou a sublinhar que (…)”, o 
Jornal de Negócios3 remete-a para a Reuters (“O responsável afirmou que […] segundo 
a Reuters”/“disse o CEO […] segundo a Reuters.”).

Portela limita planos de crescimento da TAP
A TAP continua a defender a construção de um novo aeroporto para 

2	 De ora em diante designado, por comodidade de exposição e economia de espaço, DE.
3	 A partir de agora denominado, pelos motivos antes invocados, JN.



156 Lisboa. Obras de expansão da Portela consideradas insuficientes.4

Diário Económico, 24/5/2006, p. 18, EMPRESAS, HS.

AEROPORTO

Restrições da Portela limitam planos de expansão da TAP
Fernando Pinto quer mais capacidade em 2007

Jornal de Negócios, 24/5/2006, p. 8, NEGÓCIOS, AS.

Se o processo de titulação antes disseccionado surpreende pela selecção vocabular 
efectuada, não é único, como na mesma edição (escassas páginas adiante) se pode con-
firmar. Com efeito, tratamento em tudo idêntico ao anterior é o adoptado nestes dois 
títulos: o mesmo verbo, o mesmo substantivo, a mesma sigla e, a rematar, a sinonímia 
(crescimento/expansão). No que ao corpo do texto respeita, só o segundo diário explici-
ta as razões pelas quais as restrições da Portela afectam os planos de expansão da TAP: é 
que esta “reforçou recentemente a sua frota com mais três aviões de longo curso A330, 
reconheceu ontem o presidente executivo da empresa.”

PORTUGAL TELECOM e alvos de Emídio Rangel desmentem acusações
Rangel volta atrás nas acusações feitas na RTP

Diário Económico, 24/5/2006, p. 38, MEDIA & PUBLICIDADE, EC.

ACUSAÇÕES DE RANGEL

PT nega avenças a jornalistas
Rangel lamenta ter acusado Luís Delgado5

Jornal de Negócios, 24/5/2006, p. 46, MEDIA & PUBLICIDADE, LC.

É ainda na linha das afinidades e divergências que este conjunto deve ser visto. O DE, 
fazendo jus a antetítulo e título, regista as explicações em que Rangel justifica o seu 
recuo, recolhe depoimentos (que, formalmente, constituem desmentidos) de dois dos 
acusados por aquele e conclui com as palavras do presidente da PT a uma agência noti-
ciosa. O JN, dando sequência ao escolhido para título, dedica mais de metade da pri-
meira coluna ao desmentido feito pelo presidente da telefónica, em seguida insere uma 
exaustiva explicação do único acusado não ouvido pelo jornal concorrente e, depois, os 
comentários dos restantes e contextualiza as acusações.

Para além de ambas as titulações enfermarem do mesmo vício (a repetição) outros aspec-
tos há a reter, tais como o desfasamento entre o que é realmente relevante e merecedor 
de maior destaque – para o JN, as palavras de H. Granadeiro (a ponto de serem puxadas 
para título e preencherem três parágrafos da primeira coluna), as quais o DE considera 
subsecivas e, por isso, remete para o último parágrafo a fechar o texto – e o facto de só o 
primeiro destes periódicos fazer referência à possibilidade, ventilada por um dos acusa-
dos, de “interpor recurso contra quem nos acusou”.

PT limita crescimento da massa salarial em 2%
A operadora nacional gastará apenas cinco milhões de euros 



157em aumentos salariais contra os 10 milhões do ano anterior.
Diário Económico, 15/5/2006, p. 24, EMPRESAS, CF.

REMUNERAÇÕES

Portugal Telecom congela salários a 800 executivos de topo
Medida de contenção de custos inclui administradores da empresa
Jornal de Negócios, 15/5/2006, p. 9, NEGÓCIOS, NC.

Situação diferente das anteriores e, como tal, numa zona que se poderia designar de 
transição – porque, apesar de ainda serem identificáveis pontos comuns, titulação e tex-
to divergem nitidamente – é a materializada por estes dois títulos: enquanto o DE põe 
a tónica na redução dos aumentos e na poupança assim conseguida (“gastará apenas 
cinco milhões de euros”) em contraste com o desperdício do ano precedente (“contra os 
10 milhões do ano anterior”), o JN prefere enfatizar o congelamento das remunerações 
dos mais altos quadros, administração incluída. Diferença de pontos de vista que ambas 
as notícias vão depois reforçar. 

Assim, o JN começa por realçar que a PT “chegou a um acordo de princípio com vários 
sindicatos acerca dos salários a praticar” e “decidiu avançar imediatamente com […] os 
aumentos salariais […] com efeitos retroactivos a Janeiro”, por oposição ao “congela-
mento de remunerações de quadros executivos”, medidas que “vão afectar os 800 tra-
balhadores de todo o Grupo PT com salários mais elevados”, sem esquecer de frisar que 
“Neste lote estão incluídos todos os administradores” e, só no penúltimo parágrafo (últi-
ma coluna), alude a que “A PT decidiu ainda realizar uma injecção extraordinária imedia-
ta de 300 milhões de euros para o fundo de pensões da empresa”, explicando porquê: 
“apresentava um défice superior a 2,6 mil milhões de euros no final de 2005 e cobria 
33.200 pessoas.”

O DE, por seu turno, insiste, logo de entrada, na limitação dos aumentos a 2% (“uma redu-
ção para metade face ao aumento de 4% registado no ano passado”) e, uma vez mais, 
no contraste com o despesismo desse ano (“Com o travão aos aumentos, a empresa 
terá uma despesa de cinco milhões de euros, metade dos 10 milhões gastos em 2005”), 
explicitando em seguida os objectivos visados: “A medida insere-se no plano […] para 
fazer face ao défice do fundo de pensões da empresa que atingia os 2,6 mil milhões de 
euros no final do ano passado”; aflora as previsíveis repercussões desta medida (“inédita 
no historial da empresa”, como faz questão de sublinhar), que “vem abalar uma certa paz 
social que se fazia sentir” e explica porquê: “afecta todos os 14 mil colaboradores da ope-
radora em Portugal. Os escalões mais altos serão os mais penalizados, com os 800 qua-
dros superiores […] a manterem os seus rendimentos inalterados face ao ano anterior.”

Como é fácil reconhecer, há vários elementos que cada um dos jornais reputa mais rele-
vantes, e por isso os noticia, mas que são omitidos pelo outro, que, por seu turno, valori-

4	 Erro encontrado no corpo do texto: “Para que o cenário de ruptura eminente não se venha a repetir”.
5	 “Uma vez retratado publicamente, Luís Delgado não viu necessidade de avançar com qualquer tipo de acção.”, 

pode-se ler no corpo do texto.



158 za e regista aspectos elididos pelo concorrente. Iniludível é a obsessão do DE em vincar a 
dicotomia entre este ano e o transacto, subliminarmente apresentado como esbanjador, 
et pour cause, a respectiva administração.

Portugal disputa com Eslováquia novo monovolume da VW
Emílio Saénz, Director-Geral da Autoeuropa, diz que decisão será em Setembro.

Diário Económico, 18/5/2006, p. 30, EMPRESAS, AJG.

AUTOMÓVEL

Autoeuropa na corrida ao novo monovolume
Jornal de Negócios, 18/5/2006, p. 40 (última), s. a.

Ainda na zona de transição antes definida, é enquadrável o exemplo ora em apreço. Na 
sequência de uma entrada algo redundante, porquanto após parafrasear as afirmações 
do director da Autoeuropa acaba por o citar, o JN faz uma ligeira incursão explicativa 
pelo passado próximo, centrando-se depois no modelo em questão, cujas versões, pre-
ços e características pormenoriza, e só mesmo no final alude à “grande aposta no futuro” 
– que, de acordo com o diário, passa “pela conquista do sucessor dos actuais monovo-
lumes” – bem como às repercussões da consecução desse desiderato: “poderão garantir 
o futuro da unidade de Palmela por mais alguns anos e a manutenção dos níveis de 
emprego na Autoeuropa e de muitas empresas da região.”

Bastante diferentes – desde logo no título, claramente metonímico – são as opções 
do DE. Este, que começa por fazer depender o futuro daquela fábrica da decisão a ser 
tomada pelos responsáveis máximos da Volkswagen europeia acerca do local onde irão 
ser fabricados os sucessores do modelo actualmente produzido em Palmela, assegura 
depois que a unidade portuguesa “está muito bem posicionada” para ganhar a corrida. 
Inexplicavelmente, porém, de imediato sublinha as vantagens da concorrente eslovaca 
(a primeira das quais, estar já a produzir um veículo semelhante) sobre a portuguesa: “é 
que, na Eslováquia, a Volkswagen paga aos seus trabalhadores 25% a mais por horários 
ao fim-de-semana enquanto em Portugal esse valor atinge os 200%.”. E conclui com um 
alerta (“Caso percam a produção de monovolumes”) cujos tons negros não se abstém de 
carregar, seja ao nível local (“serão vários os empregos em risco”) seja ao nível nacional 
(“e uma consequente diminuição drástica das exportações do país.”), vincando, por últi-
mo, a regressão verificada nesta fábrica: “Actualmente, a Autoeuropa representa cerca 
de 7% das exportações portuguesas, quando já chegou a atingir os 11%.”

Estabelecido o cotejo entre os textos em presença, é por demais óbvio existirem aspec-
tos que, dada a força com que emergem e se impõem, não podem ser obnubilados. 
Antes de mais, a recorrente adução de considerações marginais à questão em aprecia-
ção (“para a Autoeuropa ser mais competitiva, terá que haver uma maior flexibilidade 
laboral”) e culpabilizantes dos trabalhadores, aos quais o DE explicitamente imputa as 
responsabilidades pelo eventual falhanço do projecto, matéria nem sequer aflorada 
pelo outro diário. O qual, por seu turno, se cinge ao essencial, pondo a tónica no modelo 
apresentado, sua viabilidade, seu contributo para as exportações – das 220 unidades de 
produção diária, em Portugal só “esperam vender 380 veículos por ano”, sendo o restante 



159para exportação (‘pormenor’ omitido pelo DE) – sem a mais remota referência a proble-
mas de índole laboral, cuja pertinência, no contexto, é nula.

Dados à margem do noticiado, mas ainda assim sintomáticos, são a fonte da notícia 
– que para o JN é a Lusa (“disse ontem à Lusa Emilio Sáenz”) e para o DE é directa (“Emílio 
Saénz […] afirmou ao DE”) – e, daqui decorrente, o verdadeiro nome do senhor: Sáenz 
(duas vezes) para o JN e Saénz (quatro vezes) para o DE. Curiosidade final, os destinatá-
rios do modelo, que segundo o JN são, essencialmente, os “mercados norte-americano, 
Alemanha e Japão.”, e o DE diz ser “com destino para [sic] a Europa, Estados Unidos e 
Japão.” (ou, na legenda da foto, que visa “abastecer os mercados europeus, norte-ameri-
cano e japonês.”). De comum, só o erro. 

Grandes empresas regularizam dívidas
A Segurança Social conseguiu recuperar 152,5 milhões de euros de dívidas nos primeiros 
três meses de 2006. Verbas relativas à operação de venda de créditos ao Citigroup estão 
incluídas.

Diário Económico, 24/5/2006, p. 6, ECONOMIA, MA.

SEGURANÇA SOCIAL

Ministério já cobrou no primeiro trimestre 44% do orçamentado
Serviços de Vieira da Silva recuperaram 152 milhões de euros de dívidas em três meses

Jornal de Negócios, 24/5/2006, p. 18, ECONOMIA, ME.

Lidos estes dois títulos, bem como as correspondentes notícias, não é possível deixar 
de questionar se se tratará de um caso atípico, de uma situação anómala, resposta que 
só pode ser negativa, porquanto não escasseiam os exemplos, inclusive dos mesmos 
jornais e dia. Mas, porque sintomático, detenha-se a análise neste: tendo como base 
uma conferência de imprensa destinada a fazer o balanço trimestral da actividade de 
um departamento governamental e os dados aí facultados, repare-se como os factos 
são depois noticiados em dois jornais especializados.

O tom enfático, valorativo, quase apologético, adoptado pelo JN para titular a notícia 
é insofismável e o advérbio ‘já’ (que remete para antecipação) aqui usado, nada tem de 
inócuo: a acção do ministério é de tão assinalável proficuidade, tão eficiente que em 
escassos três meses quase conseguiu alcançar os objectivos previstos para o dobro do 
tempo (“O valor arrecadado até ao final de Março corresponde a 44% do montante orça-
mentado pelo Governo para este efeito.”), o que o subtítulo reforça. Mas prevendo a 
eventualidade de o leitor mais desatento não ter percebido o alcance da medida, o cor-
po do texto dá uma ajuda ao sublinhar que “Significa que a Segurança Social conseguiu 
recuperar quase metade da dívida prevista num quarto do período em questão.”, expli-
citando ainda: “Dito de outro modo, o processo de recuperação de dívida está a avançar 
a um ritmo que duplica o previsto pelo ministro Vieira da Silva”. E para que não subsista 
qualquer dúvida quanto ao empenho destes serviços na prossecução dos seus objec-
tivos (obsessões) é ainda aduzido/destacado “(…) o trabalho das juntas médicas, que 
permitiu cessar ou suspender o subsídio de doença a 9.250 pessoas, poupando poten-
cialmente 1,3 milhões.”



160 Veja-se agora como o mesmo assunto é tratado pelo DE: para além de um título anódino, 
de ambíguo, em que nada permite relacionar a regularização referida com a Segurança 
Social (nem, muito menos, saber se foi voluntária ou coerciva), só no subtítulo é estabe-
lecida esta interligação, quantificada a verba recuperada e indicado o período a que se 
reporta. Não se coibindo, no entanto, de aduzir algo que reduz o impacto pretendido: 
o facto de na verba citada estar incluída uma parte (não especificada) que vai ter de 
sair porque já antecipadamente recebida do Citigroup (e que, ipso facto, é para abater), 
como num texto complementar refere taxativamente: “Os resultados ontem apresenta-
dos pelo ministério da Segurança Social incluem dívidas que terão de ser entregues aos 
investidores no âmbito da operação de titularização realizada pelo Citigroup.” (o que 
fora elidido pelo outro periódico). Em suma: se este peca por defeito, o outro fá-lo por 
excesso (de subserviência).

Créditos de clientes mais novos têm um melhor perfil de risco
Mudança de hábitos dos portugueses está a alterar o perfil dos clientes com menor 
risco no acesso a créditos, deixando de ser aqueles com idade mais avançada.

Diário Económico, 24/5/2006, p. 22, FINANÇAS, JPL.

BANCA

“Crédito malparado é superior ao que os números revelam”
Particulares estão a recorrer ao crédito pessoal para pagar prestações

Jornal de Negócios, 24/5/2006, p. 4, NEGÓCIOS, MAB.

Paradigma, ainda mais do que o exemplo precedente, de como o mesmo facto – na 
situação vertente as declarações, aos jornalistas, do responsável por uma consultora 
especializada em análise de risco – pode ser objecto de diferentes leituras e dar origem 
a notícias tão díspares que quase não se lhes detecta ponto comum, é o que ocorre com 
estes dois títulos. Com efeito, e por inimaginável que seja, estes encimam duas notícias 
que, não obstante terem a mesma fonte, nem no modo como foram recolhidas coin-
cidem: “em conversa com jornalistas” a crer no primeiro, “num almoço com jornalistas” 
garante o segundo. Dado o mote, proceda-se agora ao cotejo dos textos.

O DE aproveita as declarações em questão para enumerar as causas (entre as quais “o 
maior número de divórcios”) que “fazem com que os clientes com um melhor perfil de ris-
co deixem de ser aqueles de uma classe etária mais avançada para passarem a ser outros 
com uma idade mais baixa”, e só a meio do texto faz a primeira (e única) alusão ao crédito 
malparado para concluir que “Isto pode levar a que a situação se torne incomportável a 
médio-prazo, pois […] o endividamento individual está a atingir um ponto crítico.”

Totalmente outra é a postura do JN que, não fazendo a mínima referência aos aspectos 
focados pelo concorrente, desde o título põe a tónica no crédito malparado (expres-
são seis vezes repetida ao longo da notícia), pilar sobre o qual constrói integralmente 
o seu texto e em torno do qual faz gravitar todas as afirmações. Não menos insólita é a 
circunstância de nem mesmo numa citação que ambos registam – ainda que com a par-
ticularidade de o DE o fazer no fim e o JN logo no segundo parágrafo – coincidirem: diz 
o primeiro que as pessoas “estão a recorrer ao crédito imediato para pagar empréstimos 



161de longo termo, como o crédito à habitação ou os custos com os cartões de crédito” e o 
segundo “para pagar empréstimos de longo prazo, sobretudo crédito à habitação.” Mas, 
descendo-se ao pormenor, mais perplexo se ficará: enquanto no segundo a notícia vem 
logo no princípio (pág. 4), na rubrica ‘Negócios’, no primeiro é relegada para o meio (pág. 
22) e inserida na secção ‘Finanças’; desfasamento que até acaba por tornar irrelevante 
que para um (o segundo) a empresa em causa seja a CrediRisk e para o outro (o primei-
ro) a Credirisk.

Sem comparação possível com as situações até aqui objecto de disquisição, e paroxismo 
das discrepâncias – não só por ambos os jornais se contraditarem, como também por, 
num deles, os títulos contraditarem as notícias que encimam e de que são ilações abusi-
vas – é o caso dos próximos exemplos.

QUADRO 1. 

Espírito Santo contra
mais fusões na banca

Diário Económico, 30/5/2006, p. 1, s. a.

ÚLTIMA HORA Concentração na banca
Mais fusões em Portugal fragilizam bancos nacionais
RICARDO SALGADO defende que novas operações de concentração 
tornarão os bancos nacionais mais vulneráveis a um ataque vindo 
de fora.

Diário Económico, 30/5/2006, última página, SA.

FUSÕES NA BANCA
Salgado não enjeita, 
Ulrich rejeita
Jornal de Negócios, 30/5/2006, p. 1, s. a.

BANCA
Ricardo Salgado
admite consolidação

Jornal de Negócios, 30/5/2006, p. 40 (última), SA.

Abstraída, por agora, a disparidade entre as chamadas da primeira página e os títulos em 
si, detenha-se a apreciação nos textos propriamente ditos. De acordo com o DE, o presi-
dente do BES não antevê possibilidade de se prosseguir o movimento de concentração 
de bancos nacionais, dados os riscos que o mesmo comporta, o maior dos quais é a vul-
nerabilidade da banca portuguesa, mesmo concentrada, e a sua incapacidade para fazer 
frente à investida de qualquer instituição europeia. Disseccionada a questão, apresenta 
alternativas. O último parágrafo do texto é reservado às palavras do presidente do BPI, 
que “aproveitou para suscitar um debate sobre a aplicação da recente Lei da Concorrên-
cia à OPA protagonizada pelo BCP.”

O JN, que começa por salientar fazerem os dois oradores “uma análise discordante sobre 
a actual situação do sector bancário português”, remete-se depois à exposição do pre-
sidente do BPI, que cita copiosamente, reservando ao presidente da instituição con-
corrente metade da última coluna (sendo, ainda assim, de salientar a coincidência das 
declarações deste reproduzidas pelos dois jornais). Daí que, insistindo Ricardo Salgado 
na fragilidade da banca nacional (“Se os bancos portugueses se concentrassem todos, 
o banco criado ficaria vulnerável”), leit motiv da sua exposição e ideia-força em torno da 
qual gravita, não se vislumbre uma explicação minimamente plausível susceptível de 
respaldar o título quando apenas uma frase proferida pelo banqueiro (“é possível con-



162 solidar mais a banca portuguesa”) para ele remete, conquanto de imediato ressalvada 
(“embora tenha sublinhado que este tipo de movimento não poderá persistir por muito 
mais tempo”), ressalva mais à frente reforçada: “avisou que, mesmo com maior consoli-
dação no sector, o resultado será um banco com uma quota de mercado reduzida no 
contexto europeu”. O que, se não ilegitima o título da notícia, o deixa extremamente 
fragilizado, quase falhado. Tal como a chamada de primeira página que, aliás, corrobora, 
e no que se opõe, no DE, quer à sua correspondente quer ao título, ambos coincidentes 
e perfeitamente consentâneos com o conteúdo veiculado. Não se fica, no entanto, por 
aqui, esta inexplicável (e injustificável) dicotomia – também o texto complementar em 
ambos inserido (respectivamente, DE e JN) é outrossim discrepante:

QUADRO 2. 

BES participará em novo banco
em Itália com parceiros locais
– O BES irá associar-se a empresários italianos para a 
abertura de um novo banco em Itália (…).
– (…) o banco português participará no projecto com 
uma participação de 20%.

BES lança novo banco em Itália

– O Banco Espírito Santo vai criar um banco para em-
presas (…).
– (…) o BES terá uma participação de 25% no respec-
tivo capital.

Paulo Ramos  
Também veio, viu mas não venceu. Paulo Ramos pegou numa empresa que estava desa-
creditada, ganhou a confiança (e o conforto) dos seus principais accionistas e deu um novo 
fôlego à Pararede, que estava no estertor financeiro e económico. Os investidores começa-
ram a comprar o risco e as acções dispararam. Mas o sol durou pouco. A Pararede ainda não 
passou a sua provação e Paulo Ramos sai pela porta pequena de uma empresa que já tem 
poucas portas grandes que estejam abertas. 

Jornal de Negócios, 15/5/2006, p. 2, ELEVADOR, s.a.

Começando a leitura do JN por esta rubrica – na qual é referenciada a fase (ascenden-
te ou descendente) em que o percurso de certas individualidades se encontra –, de 
imediato se tem a percepção de haver ali algo insólito dada a dificuldade de compagi-
nar os argumentos aduzidos com o sentido descendente indicado pela seta, que não 
se afigura muito ortodoxo. Veja-se porquê: se, como é afirmado, a empresa “estava 
desacreditada” e a pessoa em questão conseguiu ganhar a “confiança dos principais 
accionistas” de modo que “os investidores começaram a comprar e as acções dispa-
raram”, daí resultando “um novo fôlego” para uma empresa “que estava no estertor 
financeiro e económico” a ilação é, no mínimo, incongruente e, não menos, abusiva, 
porque exagerada. Mesmo tendo em consideração, como também é afirmado, que “o 
sol durou pouco.”

PARAREDE

Paulo Ramos sai para lançar projecto pessoal
Administrador financeiro prossegue projecto

Jornal de Negócios, 15/5/2006, p. 39, EMPRESA, ATP/PM.



163Passando à notícia propriamente dita (encimada pelo título supra), vê-se, logo na 
entrada, que “A ParaRede vai mudar de rosto, mas não de estratégia.”, que a sucessão 
“foi pacífica” e, um pouco adiante, a opinião do novo gestor que “Em conferência de 
imprensa, realçou o facto de o antigo presidente ter deixado ‘a companhia num patamar 
de sustentabilidade’, que se reflectiram6 nos resultados do trimestre”, afirmações 
que credibilizam e caucionam a estratégia adoptada. Ao que se segue a explicação/
justificação para a saída do gestor (“Paulo Ramos […] decidiu afastar-se para desenvolver 
um novo projecto”), bem como uma retrospectiva das condições em que havia aceite 
o cargo: “O responsável assumiu a empresa na pior fase, com o desafio de recuperar 
a tecnológica nacional. Paulo Ramos sai agora após ter apresentado os resultados 
anuais de 2005, que ficaram aquém do compromisso assumido.” O que, salvo melhor 
interpretação, consubstancia uma atitude não só de desapego do poder como também 
de rara dignidade: assumindo não ter alcançado os resultados que se propôs, cede o 
lugar sem invocar atenuantes da conjuntura. É, por isso, difícil descortinar – a menos que 
exista algum parti pris dos jornalistas ou tenham sido escamoteados dados – as razões 
que poderão ter determinado e sustentam a asserção final: “Paulo Ramos é que não 
poderá, talvez, repetir o que disse quando deixou a Compac: ‘Saí no topo.’”. 

Compulsando o outro diário da mesma área (económica) depara-se, na rubrica equiva-
lente (DE, Barómetro, p. 2, RD), com a seguinte informação:

Paulo Ramos  
Pegou numa empresa asfixiada financeiramente em 2002 e deu-lhe um novo fôlego. Rees-
truturou a dívida da empresa, num contexto difícil, usando algumas operações de aumen-
tou e redução do capital. Conseguiu, inclusive, realizar aquisições e torná-la num7 dos títulos 
mais populares na bolsa. No seu mandato, as acções subiram 72%. Pena que tenha acabado 
2005 com prejuízos de 14 milhões.

Apreciação mais objectiva da acção desenvolvida pela pessoa em causa – porque 
valorativa (“Pegou numa empresa asfixiada financeiramente”, “deu-lhe novo fôlego”, 
“Reestruturou a dívida da empresa, num contexto difícil”, “Conseguiu […] torná-la num 
dos títulos mais populares na bolsa. No seu mandato, as acções subiram 72%”), mas 
matizada pelo lamento do último período (“Pena que tenha acabado 2005 com prejuízos 
de 14 milhões”) –, plenamente justificativa do sentido que lhe é atribuído. 

Rebelo Pinto quer ParaRede com resultados positivos
O novo CEO quer continuar o trabalho de Paulo Ramos. A empresa 
registou um resultado positivo de 60 mil euros no primeiro trimestre.

Diário Económico, 15/5/2006, p. 25, EMPRESAS, CF.

6	 Repare-se no erro de construção: sujeito singular/predicado plural.
7	 Erro de regência.



164 Inferência confirmada pela notícia (titulada como acima), em que não falta a caução do 
seu sucessor (“O novo CEO da ParaRede […] quer dar continuidade ao projecto iniciado 
por Paulo Ramos”) e corroborada pela alusão aos resultados obtidos: “Nos primeiros três 
meses do ano, a empresa de tecnologias da informação aumentou o lucro em 7%, face a 
igual período de 2005, para os 60 mil euros.”

Coligindo agora num quadro os dados mais relevantes dos textos disseccionados em 
cada um dos periódicos, uma questão, que não pode ser postergada, se impõe: como 
compreender – reconhecida a coincidência (quase convergência) dos argumentos de 
ambos – que as conclusões possam, mais do que tão díspares, ser quase antagónicas.

QUADRO 3. 

Diário Económico

Paulo Ramos  

– Pegou numa empresa asfixiada financeiramente […] 

e deu-lhe um novo fôlego. 

– Reestruturou a dívida da empresa, num contexto 

difícil, (…). 

– Conseguiu, inclusive, […] torná-la num dos títulos 

mais populares na bolsa. No seu mandato, as acções 

subiram 72%. 

– Pena que tenha acabado 2005 com prejuízos de 14 

milhões.

Jornal de Negócios

Paulo Ramos  

– (…) pegou numa empresa […] que estava no estertor 

financeiro e económico e deu [-lhe] um novo fôlego.

– (…) que estava desacreditada, ganhou a confiança (e 

o conforto) dos seus principais accionistas.

– Os investidores começaram a comprar o risco e as 

acções dispararam. 

– Mas o sol durou pouco. (…) e Paulo Ramos sai pela 

porta pequena (…).

Consabidas as limitações de espaço impostas a estas colaborações, urge pôr termo – 
única e exclusivamente por esta razão, que não por falta de matéria-prima, a qual não 
escasseia, e os exemplos coligidos são disso apodixe – à torrente de dislates atrás conca-
tenados, fazer o balanço e retirar ilações. As quais não são abonatórias dos quotidianos 
analisados. Mais: tipificam, até, um quadro nada auspicioso, seja quanto à credibilidade 
dos jornais seja quanto à fiabilidade dos jornalistas. 

Asseveração que alguns tenderão a refutar, contrapondo que as inferências não são 
extrapoláveis – visto estarem em apreço jornais temáticos, especializados –, argumen-
to cuja invocação não colhe. Porquê? Antes de mais, por as normas que os regem não 
diferirem das dos generalistas: a exigência de rigor informativo a que todos estão sujei-
tos – condição sine qua non da sua credibilidade – é a mesma e convém, ademais, não 
elidir que é do estilo informativo (e não do opinativo) que se trata. Ao que acresce outro 
dado não negligenciável: concernindo a um público-alvo peculiar, dotado de pregnante 
capacidade económica, pertencente a um estrato sócio-profissional e (supostamente) 
cultural mais elevado, maior deveria ser o cuidado requerido, pelo que situações do jaez 
das registadas são inadmissíveis. Mesmo considerada a idiossincrasia destes media e as 
inerentes especificidades, admitidos os diferentes prismas de abordagem da realidade, 
como chegar a conclusões tão díspares quanto algumas das identificadas, mormente as 
duas últimas, liminarmente discrepantes? Se, como é por demais evidente, não se espe-



165raria encontrar nos vários jornais os mesmos títulos, tão-pouco que os textos fossem 
ipsis verbis (unanimidade perigosamente próxima do unanimismo) – ainda que com o 
argumento de que se é a existência de um facto/acontecimento que justifica a notícia 
e lhe subjaz, sendo aquele único também esta o deveria ser (ostensiva obnubilação de 
um imperativo inelutável: a salvaguarda dos critérios de cada periódico quanto à defi-
nição do que é relevante ou acessório, fulcral ou subsecivo) –, a verdade, porém, é que 
também não seria expectável deparar com situações deste cariz, tipificadoras de um 
laxismo objurgável (mesmo exprobrável) e consubstanciadores de não menos danosa 
ofuscação: priorizar a subjectividade, amiúde no limiar do estocástico, em detrimento da 
objectividade. Porque sem esta, sem o inalienável rigor (factual e expressivo) a informação 
não passará de uma miragem, desiderato de inatingível consecução.

E o que, em jeito de conclusão, se pode asseverar – a pletora de exemplos concatena-
dos é disso cabal demonstração, irrefragável prova – é não haverem estes quotidianos 
contribuído para esclarecer, como deviam e lhes é exigível, tendo, ipso facto, falhado o 
mais nobre da sua missão: informar formando. O que, permitindo questionar o seu inte-
resse, justifica as reservas de início expostas e confere pertinência às premonitórias (e 
premunitórias) palavras de L. Brajnovic: jornalista não é quem quer, mas tão-só quem for 
dotado de sólida formação moral e intelectual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

Brajnovic, L. (1991). El Ambito Científico de la Información. 2ª ed., Pamplona, EUNSA.
Gómez Mompart, J. L. (1982). Los Titulares en Prensa. Barcelona, Ed. Mitre.
Iglesias, F. (1984). Ciências de la Información. Pamplona, EUNSA.
Martins, F. (2006). A Geração da Ética. Coimbra, MinervaCoimbra.
Núñez Ladevéze, L. (1991). Manual para Periodismo. Barcelona, Ariel Comunicación.
Pinto, M. e Szymaniak, W. (2005). Títulos das Notícias – Recursos Retórico-Estilísticos: Intencio-
nalidade ou Acaso?. Coimbra, MinervaCoimbra.


