Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/947
Título: Sincronização de bases de dados de dispositivos móveis
Outros títulos: um caso de estudo no sector do calçado
Autor: Pinho, João
Ribeiro, Nuno Magalhães
Palavras-chave: Aplicações móveis
bases de dados
sincronização de informação
Mobile applications
databases
information synchronization
Data: 2008
Citação: Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 5 (2008) 88-106.
Relatório da Série N.º: Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia
5
Resumo: Este artigo desenvolve um caso de estudo sobre sincronização de bases de dados de duas aplicações distintas, uma aplicação Web para um computador desktop e uma aplicação móvel para Pocket PC, partindo de uma análise dos mecanismos de sincronização de bases de dados existentes para o efeito. Descreve-se o processo de análise e desenvolvimento de duas aplicações para a gestão de stocks no sector do calçado. Apresenta-se a seguir um estudo empírico que pretendeu avaliar as aplicações e a respectiva influência no desempenho dos funcionários de uma empresa do sector. Observa-se que a utilização de tais aplicações contribui para aumentar a eficiência do atendimento ao cliente, tendose ainda verificado uma grande aceitação por parte dos funcionários. Conclui-se que a introdução das aplicações contribui para melhorar a gestão de informação e diminuir o tempo de resposta no atendimento ao cliente. This article develops a case study on the synchronization of databases for two applications, one Web based application for a desktop computer and a Pocket PC application, starting with an analysis of currently available mechanisms for database synchronization. It describes the applications developed for a case study in the context of footwear industry. It also presents an empirical study carried out in order to assess the applications’ influence in the efficiency of employees in a company where they were tested. We observed a great level of acceptance and we conclude that the adoption of such applications has contributed to improve information management and decrease response times of employees when interacting with customers.
URI: http://hdl.handle.net/10284/947
ISSN: 1646-0499
Aparece nas colecções:FCT - Número 05 (2008)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
45-54.pdf486,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.