Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/904
Título: The sakai collaborative learning environment
Outros títulos: current experience
Autor: Gouveia, Luís Borges
Reis, Pedro
Palavras-chave: inovação
educação
e-learning
informação
conhecimento
innovation
education
information
knowledge
Data: 2008
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 96-104.
Resumo: Parece inegável que a revolução digital tem grandes implicações nos sistemas actuais de formação, com o e-learning a responder melhor e de modo inovador às necessidades de “aprender a um ritmo acelerado” e de “transformar informação em conhecimento”. No entanto, há bastante tempo que assistimos a mudanças nas teorias pedagógicas, com o debate centrado na aprendizagem baseada em problemas, “situated learning”, “process writing”, trabalhos de projecto, etc. Neste sentido, a internet e o e-learning podem ser consideradas ferramentas harmonizadas com ideias já correntes na educação, contribuindo assim para a evolução destas teorias pedagógicas e para o desenvolvimento de novas técnicas de educar, fornecendo incentivos à aprendizagem, facilitando a comunicação, melhorando a gestão da informação. It seems undeniable that the digital revolution we are experiencing nowadays has several implications in the current systems of learning and training. In this context, e-learning may provide a better and innovative way to “learning at an accelerated rhythm” and to “transforming information into knowledge”. Nevertheless, changes in pedagogical theories have already occurred for some time focusing the debate on the learning process based in problems, “situated learning”, “process writing”, works of project, among many others. In this sense, internet and e-learning may be considered as tools which are harmonised with current ideas in education, thus contributing to the evolution of these pedagogical theories and to the development of new techniques, supplying incentives to the learning process, facilitating communication, and improving information management.
URI: http://hdl.handle.net/10284/904
ISSN: 1646-0502
Aparece nas colecções:FCHS - Número 05 (2008)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
96-104.pdf92,14 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.