Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/895
Título: Compressão espaço-tempo no romance Kiss of the Fur Queen de Tomson Highway
Outros títulos: uma abordagem pós-moderna
Autor: Rosa, Victor Pereira da
Patim, Isabel Nena
Palavras-chave: aborígenes canadianos
escolas residenciais
questões de identidade
literatura no Canadá
abordagem pós-moderna
Canadian Aborigines
residential schools
issues of identity
literature in Canada
postmodern approach
Data: 2008
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008)142-153.
Resumo: O romance de Highway Kiss of the Fur Queen conta-nos a história de dois irmãos Cree e das suas viagens, físicas e espirituais. A inclusão das duas crianças no sistema de ensino das escolas residenciais canadianas tem um impacto profundamente negativo no desenvolvimento da sua identidade e no modo como, a partir desse momento, se relacionam com a comunidade e cultura aborígenes. Se, por um lado, a abordagem pós-moderna de Harvey contribui para entendermos a dupla identidade das personagens, resultante da experiência na escola residencial, a abordagem pós-moderna de Hutcheon da ficção canadiana permite-nos ler este romance com traços autobiográficos à luz de uma das temáticas que reflectem as ambivalências do Canadá: a dualidade nativo/colonial. Highway’s novel Kiss of the Fur Queen tells us the story of two Cree brothers and their journeys, both physical and spiritual. The inclusion of those two children in the educational system of Canadian residential schools has a strong negative impact in the development of their identity and in the way, from that moment on, they interact with the aboriginal community and culture. If, on one side, Harvey’s postmodern approach contributes to the understanding of the double identity of the characters as a result of the experience in the residential school, Hutcheon’s postmodern approach of Canadian fiction enables us to read this novel with autobiographical traits in the light of one of the themes that reflect the ambivalences in Canada: the duality native/colonial.
URI: http://hdl.handle.net/10284/895
ISSN: 1646-0502
Aparece nas colecções:FCHS - Número 05 (2008)

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