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Título: Estudo de caso sobre os benefícios da equitação terapêutica na aquisição/melhoria de competências psicomotoras e matemáticas
Autor: Arezes, Liliana Maria Varajão
Orientador: Silva, Raquel
Palavras-chave: Deficiência Intelectual
Equitação Terapêutica
Psicomotricidade
Interação Social
Comunicação
Comportamento
Competências Matemáticas
Intellectual Disability
Therapeutic Horseback Riding
Psychomotricity
Social Interaction
Communication
Behaviour
Mathematical Skills
Data de Defesa: 28-Nov-2017
Resumo: São vários os estudos, a nível nacional e internacional, que apontam para a equitação terapêutica como terapia complementar ou alternativa às terapias tradicionais, para a reabilitação de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais, sugerindo que os pacientes obtenham ganhos tanto a nível físico como psíquico. Assim sendo, com este estudo pretendi averiguar os possíveis benefícios da equitação terapêutica na aquisição/melhoria de competências psicomotoras e matemáticas. Tratou-se de um estudo no âmbito da investigação qualitativa, organizando-se como um estudo de caso. Para tal participaram três jovens adultos, dois do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 26 e os 39 anos. Foram aplicadas grelhas de observação aos jovens adultos, utentes da Associação de Amigos da Pessoa Especial Limiana (AAPEL), e realizada uma entrevista aos técnicos da AAPEL e aos profissionais da equitação terapêutica. Da análise dos dados recolhidos foi possível verificar uma evolução significativa na psicomotricidade, na interação social, na comunicação, no comportamento e estabelecer relação entre a ligação que o jovem adulto estabelece com o cavalo e o desenvolvimento de competências matemáticas.
Several studies, both at national and international levels, regard therapeutic horseback riding as complementary or alternative to traditional therapies for the rehabilitation of individuals with special educational needs, suggesting physical and psychological gains for the patients. Therefore, the aim of this study was to assess the possible benefits of therapeutic horseback riding to the acquisition/improvement of psychomotor and mathematical skills. This study was carried out within the scope of qualitative research and organised as a case study. Three young adults participated in the study, two males and one female, whose ages ranged from 26 to 39 years old. Observation tables were applied to these young adults, members of Associação de Amigos da Pessoa Especial Limiana (AAPEL), and interviews were conducted with AAPEL technicians and therapeutic horseback riding professionals. From the analysis of the data collected one could verify a significant evolution as far as psychomotricity, social interaction, communication and behaviour are concerned, as well as establish a relationship between the connection the young adult achieves with the horse and the development of mathematical skills.
URI: http://hdl.handle.net/10284/6306
Designação: Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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