Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/6272
Título: Interatividade e relacionamento de operadoras de saúde brasileiras por meio do Facebook
Outros títulos: estratégias para promoção da saúde
Autor: Marcelino, Paola Lanzalotta
Orientador: Sousa, Jorge Pedro
Bruck, Mazahir Salomão
Palavras-chave: Promoção da Saúde
Sites de Redes Sociais
Operadoras de Saúde
Saúde
Health Promotion
Social Networking Sites
Health Operators
Health
Promotion de la santé
Sites de réseautage social
Opérateurs de santé
Santé
Data de Defesa: 13-Out-2017
Resumo: O advento da Web 2.0 trouxe uma concepção mais dinâmica da internet, intensificando o seu modo de interagir e colaborar através de uma comunicação multidirecional, possibilitando o surgimento dos Sites de Redes Sociais (SRS), dentre eles o Facebook. O crescimento dessas redes interativas tem determinado todo um campo discursivo e institucional, quando se pensa a comunicação organizacional, sendo também determinante em muitos fatores para condutas humanas. Ao mesmo tempo, estudos recentes têm reiterado que a comunicação organizacional de muitas instituições parece não ter acompanhado a evolução de suas práticas estando, a despeito do aparecimento dos SRS’s, em descompasso com sua capacidade de criar, bidireccionalmente, a comunicação interativa e participativa entre pessoas. Nesse contexto, os sites de redes sociais podem ser determinantes em ações que tem como primazia novas estratégias de promoção de saúde. Por esse motivo, muitas operadoras de saúde (OPS), empresas privadas que vendem seguros e planos de saúde, tem se aproveitado dos SRS’s. Dessa forma, o objetivo da presente tese foi identificar como as OPS brasileiras estabelecem suas estratégias de promoção da saúde, através de relacionamento e interatividade, por meio do Facebook. Trata-se de um estudo comparativo, longitudinal, exploratório e descritivo. Foram analisadas as postagens no Facebook das três maiores operadoras de saúde do País. Para os dados quantitativos, tais como volume de posts e sua categorização, foi utilizada a Análise de conteúdo. Para os dados qualitativos, em que se observou o caráter relacional das mensagens, foi utilizada a análise do discurso. Análise de Reses Sociais foi utilizada para mapear padrões de utilização da página das operadoras e aspectos funcionais da rede de informação delas. Como resultado geral, pareceu que as informações aqui trazidas contribuíram para agregar mais conhecimento para a área da gestão da informação e sobre o uso do Facebook para estratégias de promoção da saúde. Mostrou também que, mesmo aparentando benefícios para promoção da saúde, há necessidade, por parte das operadoras, de um melhor manejo do conteúdo, da moderação das postagens e maior engajamento para esse fim, sobretudo focados numa visão mais ampla do conceito de promoção da saúde.
The advent of Web 2.0 brought a more dynamic conception of the internet, intensifying its way of interacting and collaborating through multidirectional communication, allowing the emergence of Social Networking Sites (SRS), among them Facebook. The growth of these interactive networks has determined an entire discursive and institutional field when one thinks of organizational communication and is also determinant in many factors for human behavior. At the same time, recent studies have reiterated that the organizational communication of many institutions seems not to have followed the evolution of their practices, despite the emergence of SRSs, in disagreement with their capacity to create, in a bidirectional way, interactive and participatory communication between people. In this context, social networking sites can be determinant in actions that have as a priority new health promotion strategies. For this reason, many health care providers (OPS), private companies that sell insurance and health plans, have taken advantage of SRS's. Thus, the objective of this thesis was to identify how Brazilian OPS establish their health promotion strategies, through relationship and interactivity, through Facebook. It is a comparative, longitudinal, exploratory and descriptive study. The Facebook posts of the three largest health care providers in the country were analyzed. For the quantitative data, such as volume of posts and their categorization, Content Analysis was used. For the qualitative data, in which the relational character of the messages was observed, discourse analysis was used. Social Security Analysis was used to map user page usage patterns and functional aspects of their information network. As a general result, it appeared that the information provided here contributed to adding more knowledge to the area of information management and to the use of Facebook for health promotion strategies. It also showed that, despite the benefits of health promotion, there is a need on the part of the operators for a better management of content, moderation of posts and greater engagement for this purpose, especially focused on a broader vision of the concept of health promotion.
L'avènement du Web 2.0 a apporté une conception plus dynamique de l'Internet, en intensifiant sa façon d'interagir et de collaborer à travers une communication multidirectionnelle, ce qui permet l'émergence de sites de réseautage social (SRS), y compris Facebook. La croissance de ces réseaux interactifs a donné tout un champ discursif et institutionnel, quand vous pensez à la communication organisationnelle et aussi décisive dans de nombreux facteurs du comportement humain. En même temps, des études récentes ont rappelé que de nombreuses institutions de communication de l'organisation semble avoir suivi l'évolution de son être pratique, malgré l'apparition de SRS de l'étape avec sa capacité à créer, une communication bidirectionnelle, interactive et participative entre les gens . Dans ce contexte, les sites de réseaux sociaux peuvent être décisifs dans des actions dont la primauté de nouvelles stratégies de promotion de la santé. Pour cette raison, de nombreuses compagnies d'assurance santé (OPS), des sociétés privées offrant des régimes d'assurance et de santé, a profité des SRS de. Ainsi, l'objectif de cette thèse était de déterminer comment OPS Brésil établir leurs stratégies de promotion de la santé par la relation et l'interaction via Facebook. Ceci est une comparaison longitudinale, descriptive et exploratoire. postes ont été analysés sur Facebook des trois plus grandes compagnies d'assurance-maladie dans le pays. Pour les données quantitatives, telles que le volume des postes et leur catégorisation, nous avons utilisé l'analyse de contenu. Pour des données qualitatives, qui ont noté la nature relationnelle des messages, nous avons utilisé l'analyse du discours. L'analyse des Reses sociaux a été utilisé pour cartographier les modes d'utilisation des opérateurs de page et les aspects fonctionnels de leur réseau d'information. En conséquence, il est apparu que les informations portées ici ont contribué à ajouter plus de connaissances à la zone de gestion de l'information et l'utilisation de Facebook pour les stratégies de promotion de la santé. Il a également montré que même des avantages pour semblants promotion de la santé, il est nécessaire pour les opérateurs, une meilleure gestion du contenu, la modération des messages et un plus grand engagement à cet effet, en particulier l'accent sur un concept plus large de la vision de promotion de la santé.
URI: http://hdl.handle.net/10284/6272
Designação: Doutoramento em Ciências da Informação, Ramo de Jornalismo e Estudos Mediáticos
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_Paola Marcelino.pdf20,31 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.