Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10284/6271
Title: Da transmissão à partilha e do desempenho à interação tecnologias de ensino no “Saber Fazer”
Author: Gouveia, Luis Borges
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Digital
Tecnologia
Tecnologias de informação
Tecnologias de ensino
Issue Date: 9-Nov-2017
Abstract: Estamos no final da segunda década do novo milénio. As alterações provocadas pelo digital, pelo uso intensivo de formas de mediação individuais, como as possibilitadas pelos dispositivos digitais, tornaram ainda mais intensa a tensão para com os ambientes tradicionais de ensino e aprendizagem. Assim, o espaço de sala de aula tornou-se exíguo: insuficiente para as necessidades da nossa sociedade; diminuto para quem ensina e insignificante para quem aprende. O digital trouxe novas formas de tempo e espaço que necessitamos de explorar, bem como uma maior urgência em lidar com o grupo e a cooperação entre indivíduos, como dimensões base para nos prepararmos para uma realidade onde a criatividade e a inovação são valores requeridos. A apresentação propõe uma reflexão sobre o alcance e possibilidade das tecnologias, para servir um espaço de ensino e aprendizagem mais alinhado com as necessidades do nosso tempo, tomando como ponto de partida a sala de aula.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10284/6271
Appears in Collections:FCT (GTRS) - Apresentações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9nov2017lx.pdf2,77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.