Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/6271
Título: Da transmissão à partilha e do desempenho à interação tecnologias de ensino no “Saber Fazer”
Autor: Gouveia, Luis Borges
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Digital
Tecnologia
Tecnologias de informação
Tecnologias de ensino
Data: 9-Nov-2017
Resumo: Estamos no final da segunda década do novo milénio. As alterações provocadas pelo digital, pelo uso intensivo de formas de mediação individuais, como as possibilitadas pelos dispositivos digitais, tornaram ainda mais intensa a tensão para com os ambientes tradicionais de ensino e aprendizagem. Assim, o espaço de sala de aula tornou-se exíguo: insuficiente para as necessidades da nossa sociedade; diminuto para quem ensina e insignificante para quem aprende. O digital trouxe novas formas de tempo e espaço que necessitamos de explorar, bem como uma maior urgência em lidar com o grupo e a cooperação entre indivíduos, como dimensões base para nos prepararmos para uma realidade onde a criatividade e a inovação são valores requeridos. A apresentação propõe uma reflexão sobre o alcance e possibilidade das tecnologias, para servir um espaço de ensino e aprendizagem mais alinhado com as necessidades do nosso tempo, tomando como ponto de partida a sala de aula.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10284/6271
Aparece nas colecções:FCT (GTRS) - Apresentações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9nov2017lx.pdf2,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.