Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/6269
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes-
dc.contributor.authorRomero, Patricia Elizabeth Benitez-
dc.date.accessioned2017-11-09T17:47:45Z-
dc.date.available2017-11-09T17:47:45Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6269-
dc.description.abstractA sociedade, nos últimos anos, tem sido objeto de muitas mudanças o que tem levado ao aparecimento de novas realidades educativas e, ao mesmo tempo, tem desencadeado um acréscimo de exigências feitas aos professores e à escola. A globalização e a crise financeira mundial recente têm levado a novos desafios e a novos paradigmas. A temática deste estudo teve como proposta investigar o multiculturalismo na escola. Para tanto, utilizamos a prática educacional de professores e gestores de uma escola. A nossa pergunta de partida: “Como incluir crianças de nacionalidades, culturas e religiões diferentes na escola?” O objetivo geral do estudo foi demonstrar que o educador/gestor, através da sua vivência e formação é capaz de considerar a inclusão do aluno de nacionalidade, cultura e religiosidade diferentes na escola, visando seu desenvolvimento e aprendizado. A pesquisa-ação foi a metodologia usada para levantamento de dados. Embora a escola brasileira seja um dos espaços mais ricos de construção da cidadania e acesso ao conhecimento sistematizado, além de construção de identidade social e cultural, para alunos em contextos multiculturais, nem sempre acontece. Os resultados apontam que os professores ainda sentem dificuldades para abordar o multiculturalismo, existindo poucos momentos de diálogo com as famílias, além de ser limitada a troca de experiências, entre professores, acerca dos alunos. Face aos dados obtidos, propomos um Plano de Formação para Professores, coordenado por nós, que passa pelas áreas: os desafios da inclusão multicultural, estratégias de troca de experiências e o espaço como terceiro educador. No sentido de fortalecer o vinculo entre famílias e a escola apresentamos algumas atividades que contribuam para fortalecer a relação Escola /família, pois é necessário criar nas famílias um conceito positivo da escola.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, society has been the subject of many changes, which has led to the emergence of new educational realities and, at the same time, has triggered an increase in demands on teachers and schools. Globalization and the recent global financial crisis have led to new challenges and new paradigms. The purpose of this study was to investigate multiculturalism in school. Therefore, we use the educational practice of teachers and managers of a school. Our initial question: "How to include children of different nationalities, cultures and religions in school?" The overall objective of the study was to demonstrate that the educator / manager, through his experience and training, is able to consider the inclusion of the student of nationality, different culture and religiosity in the school, aiming its development and learning. Action research was the methodology used for data collection. Although the Brazilian school is one of the richest spaces of citizenship construction and access to systematized knowledge, besides building social and cultural identity, for students in multicultural contexts, it does not always happen. The results show that teachers still find it difficult to approach multiculturalism, there are few moments of dialogue with families, besides being limited the exchange of experiences among teachers about the students. Given the data obtained, we propose a Training Plan for Teachers, coordinated by us, that passes through the areas: the challenges of multicultural inclusion, strategies for exchanging experiences and space as a third educator. In order to strengthen the bond between families and the school we present some activities that contribute to strengthen the School / family relationship, because it is necessary to create in families a positive concept of the school.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectMulticulturalismopt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectMulticulturalismpt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.titleMulticulturalismopt_PT
dc.title.alternativediversidade cultural na escolapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Patricia Elizabeth Benitez Romero.pdf1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.