Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10284/6206
Title: Formação de Adultos em Contexto Prisional
Author: Garcia, Daniela Filipa Fontoura
Advisor: Jólluskin, Gloria
Keywords: Educação de jovens e adultos
Educação em prisões
Direito à educação
Aprendizagem ao longo da vida
Youth and adult education
Education in prisons
Right to education
Lifelong learning
Defense Date: 2017
Publisher: [s.n.]
Abstract: Este projeto apresenta uma reflexão acerca das possibilidades e dos programas educativos nos estabelecimentos prisionais. Procura-se refletir sobre o estado da educação em meio prisional, saber como se organiza, se responde ou não às necessidades da população prisional e avançar com propostas de melhoria neste sector, após uma introdução sobre a problemática da educação nas prisões. Na componente teórica, será feira uma revisão da literatura sobre o tema, centrando-se na evolução da pena de prisão e na forma como foi inserida a educação no sistema prisional e do funcionamento da mesma na Europa, em especial, em Portugal. Por sua vez, na componente empírica deste trabalho e como forma de anular a lacuna da investigação neste âmbito, propõe-se a realização de um estudo, com recurso à participação de reclusos, de forma a entender a forma como estas atividades são encaradas pelos mesmos. Para a recolha de dados, propõe-se a realização de uma entrevista semiestruturada e semidiretiva e a aplicação de um questionário, cujos tratamentos dos dados passará pela análise de conteúdo. Em relação aos resultados esperados ou expectáveis, esta investigação procurará analisar se a forma como estes programas de aumento de competências escolares ou profissionais são dados é a mais indicada para este grupo, indo de encontro aos objetivos traçados.
This project presents a reflection about possibilities and educational programs in prisons. It seeks to reflect on the state of prison education, to know how it is organized, whether or not it responds to the needs of the prison population and to come up with proposals for improvement in this sector, after an introduction on the problem of prisons education. In the theoretical component, a review of the literature on the subject will be held, focusing on the evolution of the prison sentence and on how education has been inserted into the prison system and its functioning in Europe, especially in Portugal. On the other hand, in the empirical component of this work and as a way of overcoming the research gap in this field, a study is proposed, with the participation of inmates, in order to understand the way in which these activities are themselves. For data collection, it is proposed to perform a semi-structured and semi-directional interview and the application of a questionnaire, whose data processing will go through content analysis. In relation to the expected or expected results, this research will analyze whether the way in which these programs to increase school or professional competences are given is the most appropriate for this group, meeting the objectives outlined.
Description: Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Criminologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/6206
Appears in Collections:FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos

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