Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/5861
Título: Planeamento Estratégico
Outros títulos: o estudo do caso da empresa de exploração de aeroportos e navegação aérea - ENANA-E.P.
Autor: Paulo, Clemente das Dores João
Orientador: Gaio, Sofia
Palavras-chave: Estratégia
Planeamento Estratégico
Análise Estratégica
ENANA-E.P
Strategy
Strategic Planning
Strategic Analisis
Data de Defesa: 14-Mar-2017
Resumo: O Planeamento Estratégico é de fundamental importância para a competitividade das organizações face ao ambiente competitivo no qual a maioria delas se encontra, bem como em função de um ambiente externo fortemente instável. Nos dias de hoje é essencial para o sucesso de qualquer organização, sendo considerado um vector de extrema importancia para o desenvolvimento financeiro e economico das organizações. Dada a sua importancia, torna-se essencial estudar minunciosamente através dos processos de implementação estratégicos que são executados, neste sentido, esta dissertação aborda sobre Processos de Implementação do Planeamento Estratégico - O Estudo de Caso da Empresa de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea. Os objectivos desta dissertação são: 1- Estudar as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um Processo de Planeamento Estratégico em uma empresa do sector Aéreo. 2- No Processo de Implementação do Planeamento Estratégico na empresa ENANA, desenvolver uma situação de análise a nível dos objectivos, estratégia de desenvolvimento e programas. 3- Propor recomendações para implementação de um plano estratégico mais realístico, em termos de segmentação e posicionamento no mercado. A metodologia utilizada assenta essencialmente no recurso: a) Á informação secundaria disponivel sobre os temas relacionados; b) A dado primários, resultantes da aplicação de entrevistas aos Gestores do Topo, a responsáveis Intermédios, Trabalhadores de Base e Entidade Sindical da ENANA.
The strategic Panning is crucial for the competitiveness of organizations face the competitive environment in which most of them are in, and according to a highly unstable external environment. Today it is essential for the success of any organization, being considered na extremely important vector for the financial na economic development organizations. Given its importance, it is essential to study minunciosamente through the strategic implementation processes that run in this sense, this thesis addresses on the strategic planning implementation process- A Case Study of Company of Exploration of Airports and Air Navigation. The objective of this work are: 1- To study the stages, concepts, models and tool of a strategic planning process in a company of air sector. 2- In the implementation process of strategic planning in ENANA company, develop a situation analysis at the level of objectives, development strategy and programs. 3- To propose recommendations to implement a more realistic strategic plan in terms of segmentation and positioning in the market. The methodology is essentially based on the resource: a) To the available secondary information on related topics; b) The primary dado resulting from the application of questionnaires to the Top Managers, the responsible intermediate, Basic Workers and Trade Union Organization of ENANA.
URI: http://hdl.handle.net/10284/5861
Designação: Mestrado em Ciências Empresariais
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Clemente Paulo.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.