Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/569
Título: Os hábitos de estudo em estudantes do 3ºciclo do ensino básico e do 1º ano do ensino secundário
Autor: Ramalho, Joaquim Manuel Ferreira da Silva
Orientador: Gomes, Francisco Sampaio
Data de Defesa: 2001
Editora: [s.n.]
Resumo: A questão dos hábitos de estudo e a sua respectiva importância no contexto escolar tem vindo a merecer, nos nossos dias, um estudo mais aprofundado da parte dos investigadores, essencialmente devido à constatação do insucesso escolar existente em alunos que tinham todas as condições para obter bons resultados escolares, mas não os têm. O presente trabalho monográfico funda-se nessa problemática, tendo em linha de conta todos os aspectos que podem estar associados a esses mesmos hábitos de estudo e à sua respectiva promoção, quer esta aconteça em contexto escolar ou fora deste. Neste trabalho pretende-se analisar a aprendizagem e o ensino em contexto escolar e a forma como os alunos encaram as diversas situações de estudo e qual a importância que lhe atribuem, tais como, a organização do tempo, a motivação para o estudo, os distractores de estudo, os apontamentos nas aulas, a optimização da leitura e a preparação de testes. O instrumento utilizado para proceder à análise dos diferentes factores de estudo foi um Questionário de hábitos de estudo. A aplicação e monitorização deste questionário foi realizada na Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos, a uma população de 493 indivíduos divididos entre o 3º ciclo do ensino básico e o primeiro ano do ensino secundário, ou seja, 7º, o 8º, o 9º e o 10º ano de escolaridade. Os resultados obtidos com esta população mostram que os alunos, em termos gerais, à medida que vão tendo mais idade, ou vão evoluindo em termos de escolaridade, vão passando a obter piores resultados globais ao nível das diferentes sub-escalas dos hábitos de estudo. Mostram também, os resultados, que os indivíduos do sexo feminino possuem melhores resultados em relação aos do sexo masculino. Dos resultados conclui-se ainda que os alunos que transitam de ano são os que possuem melhores resultados globais no questionário, em comparação com os que reprovam.
Descrição: Monografia apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de licenciado em Psicologia Social e do Trabalho
URI: http://hdl.handle.net/10284/569
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