Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/563
Título: Contribuição para o conceito de ensino a distância
Outros títulos: vantagens e desvantagens da sua prática
Autor: Rurato, Paulo
Gouveia, Luís Borges
Data: 2004
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 1 (2004) 85-91.
Relatório da Série N.º: Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia
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Resumo: Distance learning is one of the most important factors to promote quality and knowledge transfer to our education systems and existing learning facilities. In order to succeed in using distance learning we need to identify the concept, and its advantages and outcomes. This paper as the goal of introducing the distance learning concept, and to discuss advantages and outcomes concerning the use of distance education facilities. In order to approach a stable and acceptable concept definition, the outcomes and limitations are discussed. Such discussion takes no use of arguments as defending technology or listing technologies promises. The paper follows the discussion on how people can take advantage of distance learning as an alternative path to fulfil their needs. O ensino a distância (EaD) é actualmente um dos factores de produção que promete a melhoria e maior alcance, quer dos sistemas de ensino, quer da capacidade e facilidades disponíveis para aprendizagem. Desta forma, importa realizar um esforço para identificar o que é e quais as vantagens e inconvenientes que este tipo de ensino nos oferece. O artigo aqui apresentado tem por objectivo, contribuir para a introdução do tema e elencar as vantagens e desvantagens associadas à utilização do EaD. Face a esta reflexão de quais as vantagens e os inconvenientes associados ao EaD, é possível desenvolver uma proposta mais consolidada do contexto do que é o Ensino a Distância. Esta discussão é tomada sem reequacionar debates recorrentes de utilização de tecnologias de ensino, como os já existentes quando Sócrates insistia (contra o ensino baseado na escrita) que a contiguidade espaço-temporal do facilitador e do aprendente é essencial ao ensino eficaz.
URI: http://hdl.handle.net/10284/563
ISSN: 1646-0499
Aparece nas colecções:FCT - Número 01 (2004)

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