Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/5409
Título: Le journalisme narratif, enjeu de formation professionnelle et/ou d’éducation citoyenne?
Autor: Pelissier, Nicolas
Eyries, Alexandre
Palavras-chave: Journalisme
Formation professionnelle
Dimension littéraire
Education aux médias
Compétences narratives et interprétatives
Journalism
Professional training
Literary dimension
Media Education
Narrative and interpretive skills
Jornalismo
Treinamento profissional
Dimensão literária
Educação de mídia
Habilidades narrativas e interpretativas
Data: 2016
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: MULTIMED – Revue du Réseau Transméditerranéen de Recherche en Communication. Porto. ISSN 2182-6552. 4 (2016) 153-162
Relatório da Série N.º: MULTIMED – Revue du Réseau Transméditerranéen de Recherche en Communication;4 (2016)
Resumo: Dans cet article, nous essaierons d’envisager dans un premier temps les modalités d’une refondation en profondeur de la formation professionnelle des journalistes à partir de la dimension littéraire, créative et esthétique du journalisme, mais également à partir d’un ancrage dans les humanités, aussi bien classiques que numériques. Puis, dans un second temps, nous nous intéresserons aux moyens nécessaires à la mise en oeuvre d’une éducation aux médias qui donne aux lecteurs les compétences narratives et interprétatives suffisantes pour appréhender la complexité du monde et des flux d’information.
In this article we will try to look in a first step the terms of a thorough overhaul of the professional training of journalists from the literary dimension, creative and aesthetic journalism but also from an anchorage in the humanities, both conventional and digital. Then, in a second step, we will examine the means necessary to implement media education that gives sufficient narrative and interpretative skills readers to understand the complexity of the world and of information flows.
Neste artigo tentaremos apresentar primeiramente as modalidades de uma profunda revisão na formação profissional dos jornalistas a partir de uma dimensão literária, criativa e estética do jornalismo, mas também a partir de uma ancoragem nas ciências humanas, sejam clássicas ou digitais. Num segundo tempo, abordaremos os meios necessários para a implementação de uma educação de mídia, que dê aos leitores as competências narrativas e interpretativas suficientes para apreender a comprexidade do mundo e dos fluxos da informação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10284/5409
ISSN: 2182-6552
Aparece nas colecções:MULTIMED – Revue du Réseau Transméditerranéen de Recherche en Communication - Nº04 (2016)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
multimed_4_eyries_153-162.pdf306,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.