Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/5127
Título: Estudo do perfil de competências no processo de recrutamento e seleção no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais de Angola
Autor: Santos, Mónica Alexandra Tavares Soares e
Orientador: Barros, Carla
Palavras-chave: Competências
Gestão de competências
Perfil de Competências
Recursos Humanos
Competencies
Management of competencies
Skills profile
Human resources
Compétences
La gestion des compétences
Le profil de compétences
Ressources humaines
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente estudo tem por principal objetivo definir o perfil de competências que determinam a construção do perfil de candidato no processo de recrutamento e seleção no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais de Angola. Tendo como pano de fundo do presente estudo a aplicação das teorias que conduzem à construção de um perfil de competências na realidade da polícia angolana levamos a cabo um estudo de caso qualitativo que teve como principais instrumentos de recolha de dados a observação e avaliação qualitativa dos testes psicotécnicos a que os candidatos a cadetes são sujeitos e um inquérito por questionário colocado a elementos que integram os quadros humanos da Polícia Angolana. Com base nos resultados obtidos a partir da metodologia empírica aplicada construímos uma proposta de perfil de competências dividido entre competências comportamentais e competências técnicas onde se destacam a capacidade de comunicação, autonomia e responsabilização, que poderá vir a constituir-se no modelo orientador do processo de recrutamento e seleção dos candidatos da instituição onde empreendemos o presente Estudo de Caso.
The present study has for main objective to determine the imperative skills that define the construction of the candidate profile in the process of recruitment and selection in the Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais de Angola (Academic Institute of Police and Criminal Science of Angola). Having as a backdrop of this study the application of the theories studied in the reality of Angolan police we carry out a qualitative case study that had as main data collection tools the observation of statistic assessment of recruitment tests and selection that prospective cadets are subject and also an interview survey submitted to the elements that make up the human force of the Angolan police, and that, being in assets, are the current mirror of the skills that a professional of this police force should have. Based on the results obtained from the empirical methodology applied we build a proposal for a new competency profile in with behavioral skills and technical skills gain force and, within them de communication, autonomy and accountability assume an important role. The profile obtained may constitute the guiding model of the recruitment and selection process of candidates in the institution in which we undertook the present Case Study.
Ce travail a pour objectif principal déterminer les compétences impératives qui définissent la construction du profil de candidat dans le processus de recrutement et de sélection dans l'Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais de Angola (institut universitaire de la police et des sciences criminelles de l'Angola). Ayant comme toile de fond de cette étude l'application des théories étudiées dans la réalité de la police angolaise nous réalisons une étude de cas qualitative qui avait comme principaux outils de collecte de données de l'observation de l'évaluation de tests et de sélection de recrutement que les cadets potentiels sont soumis et aussi une enquête par interview soumis aux éléments qui composent la force humaine de la police angolaise, et que, étant des actifs, sont le miroir de courant des compétences qu'un professionnel de cette force de police devrait avoir. Sur la base des résultats obtenus à partir de la méthodologie empirique appliquée nous construisons une proposition pour un nouveau profil de compétences avec les compétences comportementales et des compétences techniques, et acquérir de la force, en leur sein de communication, autonomie et la responsabilisation assument un important rôle. Le profil obtenu peut constituer le modèle pour guider le processus de recrutement et de sélection des candidats à l'institution dans laquelle nous avons entrepris l'étude de cas.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/5127
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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