Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/5095
Título: Psicologia Econômica
Outros títulos: emoção, percepção e cognição em um ambiente econômico complexo
Autor: Pessoa, Gustavo Henrique Rodrigues
Orientador: Martins, José Soares
Palavras-chave: Psicologia Econômica
Mercado Financeiro
Tomada de Decisão
Emoção
Percepção
Economic Psychology
Financial Markets
Decision Making
Emotion
Perception
Psychologie économique
Marché financier
Prise de décision
Emotion
Perception
Data de Defesa: 2015
Editora: [s.n.]
Resumo: O objetivo do trabalho a seguir é apresentar uma perspectiva psicológica dos processos de tomada de decisão no âmbito da Economia/Mercado Financeiro. Deve ficar explícito que a metodologia utilizada não se baseia somente na utilização de teorias psicológicas já estabelecidas, mas também de um método empirista, onde o contato a priori com os entrevistados é tomado como conteúdo de pesquisa. Entende-se que a metodologia das humanidades é comumente associada à uma carência de vigor, entretanto, sabe-se do quão necessário é o laço teórico com a práxis. Apesar do enquadramento em um mesmo campo do saber, Psicologia e Economia nem sempre são trabalhados de forma conexa. Não pretende-se delimitar o sujeito econômico sem considerar toda a complexidade psicológica que influi, constantemente, as mais diversas tomadas de decisão. O trabalho estrutura-se em cinco capítulos, onde são trabalhados a conceptualização de Economia, as influências ao ambiente econômico, a psicologia econômica, a psicologia social e a questão principal: a tomada de decisão por parte dos agentes econômicos. Após toda a utilização bibliográfica e análise das informações coletadas, é notável a complexidade dos fatores psicológicos nos agentes, que são definitivamente associados ao cenário socioeconômico onde atuam, dentre aspectos morais, crenças e valores. São levantadas, ao final, as possíveis consequências e variantes psicopatológicas dessa relação psico-econômico-social.
The purpose of the following paper is to present a psychological perspective of the decision-making processes within Economics and the Financial Market. It should be made clear that the methodology used is not only based on the use of already established psychological theories, but also on an empiricist method, whereby contact with interviewees is taken as research content. It is understood that the methodology of the humanities is commonly associated with a lack of vigor; however, it is known the extent to which a theoretical link with the practice is necessary. Despite the framework within the same field of knowledge, Psychology and Economics are not always dealt with in a connected way. There is no intention to delimit the economic subject without considering all the psychological complexity that constantly affects the most diverse decision-making. The work is divided into five chapters, studying the conceptualization of Economics, influences to the economic environment, economic psychology, social psychology and the main issue: decision-making by economic agents. After all bibliographic use and analysis of the information collected, the complexity of psychological factors is notable on the agents, which are definitely associated with the socioeconomic scenario in which they operate, among moral aspects, beliefs and values. Finally, the possible consequences and psychopathological variants of this psycho-socio-economic relationship are raised.
Le but de cette étude est de présenter une perspective psychologique des processus de prise de décision dans le cadre de l’Économie/Marché Financier. Il faut rendre explicite que la méthodologie utilisé ici n’est pas basée seulement sur l´utilisation des théories psychologiques déjà établies, mais aussi sur une méthode empirique, dans laquelle le contact a priori avec les interviewés est l´objet de la recherche. On comprend que la méthodologie des sciences humaines est souvent associée à un manque de rigueur scientifique, mais on connaît la nécessité d’un lien théorique avec la praxis. Bien que la Psychologie et l’Économia soient encadrées dans un maime domaine scientifique, elles ne sont pas toujours étudiées de façon connectée. On ne veut pas ici définir le sujet économique sans considérer toute la complexité psychologique qui influencie constamment les plusieurs prises de décision. Ce travail se structure en cinq chapitres, où sont exposés la conceptualisation de l’Économie, les influences sur l’environement économique, la psychologie économique et surtout, la prise de décision par les agents économiques. Apès la révision de la bibliographie et l’analyse des données réunies, on remarque notamment la complexité des facteurs psychologiques sur les agents, qui sont certainement associées à l’environement socio-économique où ils sont actifs, qui compte des aspects moraux, des croyances et des valeurs. On liste finalement les possibles conséquences et les variations psycho-pathologiques de cette relation psycho-économico-sociale.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/5095
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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